Vem aí um fim de semana dedicado aos petiscos em Barcelos

O bacalhau frito é uma das propostas gastronómicas, a que se juntam atividades de animação. (Fotografia: DR)
A Câmara de Barcelos tem em marcha o programa “7 Prazeres da Gastronomia”, que procura promover os sabores locais na época baixa do turismo. É nesse âmbito que decorre o “Fim de semana dos petiscos”: de 2 a 4 de julho, há pataniscas, bacalhau frito e outros pitéus à mesa de 25 restaurantes do concelho.

A edição deste ano do programa arrancou em março. Desde então, já houve fins de semana dedicados à lampreia, ao galo e aos rojões e papas de sarrabulho à moda de Barcelos, com animação complementar. Agora, é a vez dos petiscos – dos tradicionais rojões, sandes de rojão ou carapau pequeno em molho de escabeche até propostas mais atualizadas, como moelas, polvo ou tábuas de queijos e enchidos.

Há 25 restaurantes e casas tradicionais de petiscos aderentes. São eles a Adega Costa, A Petisqueira Vilaça, o Café Dias, o Café Paulista, o Café Restaurante Luar, a Casa das Bifanas, a Casa Sêmea, a Cozinha Regional de Barcelos, o Faty-Ferros, o Galo Wine &Tapas, o Galho, o Girassol “Letras”, o Historial Caffé, o Lounge Bar do Xano, o Oldie, a Taberna do Armindo, a Taberna O Manhoso, a Tasquinha do Careca, a Tasca Sem Riscos, a Tasca da Ponte, a Tasquinha o Telheiro, a Taskinha do Cruzeiro, o Terraço dos Petiscos, o Tino Socorro, as Três Marias e o Vera Cruz.

As pataniscas barcelenses.
(Fotografia: DR)

Paralelamente, decorrem atividades de animação, entre elas um passeio de barco no rio Cávado, entre Mariz e Esposende, para observação da natureza. A viagem, agendada para o dia 3 de julho, entre as 9h30 e as 13h30, tem vagas limitadas e exige inscrição prévia, através do Gabinete de Turismo e Artesanato do Município de Barcelos (telefone: 253811882; e-mail: [email protected]).

Terminado o “Fim de Semana dos Petiscos”, os “7 Prazeres da Gastronomia” só regressam mais perto do outono, com o “Fim de Semana do Bacalhau” (de 17 a 19 de setembro). Seguem-se o Concurso do Galo Assado (de 8 a 10 de outubro), o “Fim de Semana do Arroz Pica no Chão” (de 5 a 7 de novembro) e o Concurso Barcelos Doce (4 e 5 de dezembro).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend