Vagos Sensation Gourmet junta pescadores e chefs com estrela Michelin

Jantares temáticos, workshops e música integram o programa. (Fotografia: DR)
O Vagos Sensation Gourmet, que se realiza de 1 a 3 de julho, na Praia da Vagueira, volta a juntar à mesa pescadores locais, cozinheiros amadores da região e chefs com estrela Michelin, de dentro e fora do país. A entrada é gratuita.

Almoços e jantares temáticos, degustações, provas comentadas, showcookings, workshops, música, palestras e debates integram a sétima edição do Vagos Sensation Gourmet. Para saborear os pratos confecionados no local, é preciso adquirir um kit, no valor de 5 euros, que inclui copo de prova e garfo (símbolo do evento e da própria praia).

Entre os chefs estrelados participantes, contam-se Diogo Rocha (Casa de Lemos, em Viseu), Óscar Geadas, Michel van der Kroft (‘t Nonnetje, em Harderwijk, Países Baixos) e Graeme Cheevers (Unalome, em Glasgow, Escócia).

Outros convidados são Ann-Kristin, ex-modelo agora dedicada à cozinha e ao food design; Hugo Alves, chef que abriu recentemente o Norma, em Guimarães; ou Luísa Ferreira, chef vegana e autora do blogue Sardinha Fora da Lata. Sem esquecer os escanções António Lopes, André Figuinha, João Chambel, Sérgio Marques e Nuno Graça.

Para provar os pratos, há que comprar um kit.
(Fotografia: DR)

O objetivo é “demonstrar que a cozinha portuguesa não se resume a bacalhau e pastéis de nata, e que a tradição dos tachos combina na perfeição com o atrevimento e a elegância da alta cozinha”, fez saber, em comunicado, a organização do festival. “The Best Edition” é o mote, em homenagem ao falecido chef Joe Best (José Besteiro), mentor do Vagos Sensation Gourmet.

“O Joe sentia a Praia da Vagueira também como sua. A sua paixão pela cozinha refletia-se no que esta terra e as suas gentes lhe davam todos os anos – uma partilha de conhecimento pela cozinha nacional que sempre captou o espírito e o ritmo da aldeia piscatória”, afirmou Tony Martins, um dos criadores do projeto.

Na Praia da Vagueira, ainda se pratica arte xávega.
(Fotografia: DR)

 

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend