Dois menus para apreciadores de cogumelos, em Coimbra e Évora

Míscaro roxo e arroz do Mondego. (Fotografia: DR)
A primeira "Semana Micológica" do restaurante No Tacho, na Baixa de Coimbra, já está em marcha. Até domingo, os cogumelos selvagens são as estrelas de um menu de degustação. Também no Alentejo há pratos especiais envolvendo, desta feita, silarcas. O produto resultante das primeiras apanhas pode ser apreciado, no próximo fim de semana, no restaurante A Bruxa d' Évora.

Míscaro roxo e arroz do Mondego, Cantharellus cibarius e mel e Boletus edulis e alcatra de Marinhoa DOP são algumas das propostas do restaurante No Tacho. O menu, a cargo do chef executivo, Vítor de Oliveira, e do chef residente, Gonçalo Sabino, é composto por cinco momentos, podendo ser harmonizado com vinhos da Quinta da Ramalhosa, no Dão. Tem um custo de 35 euros por pessoa, sem bebidas; por mais 18 euros, junta-se o suplemento de vinhos.

A iniciativa surgiu na sequência de um workshop realizado na Serra do Bussaco, sob a orientação de Ricardo Torres, especialista em micologia e responsável pela empresa Fungiperfect. Nessa ocasião, elementos afetos ao restaurante aprenderam a distinguir entre cogumelos comestíveis e não comestíveis e testaram as suas aplicações culinárias, que agora partilham com os clientes.

Da esquerda para a direita, os chefs Vítor de Oliveira e Gonçalo Sabino, do restaurante No Tacho.
(Fotografia: DR)

Já a Sul, o restaurante A Bruxa d’ Évora prepara-se para introduzir na ementa alguns pratos especiais, contendo silarcas, cogumelos específicos do Alto Alentejo e do Alentejo Central que costumam surgir em março, mas neste ano brotaram mais cedo, explica o chef Luís Lopes.

Com o produto resultante das primeiras apanhas, o chef conta apresentar, somente durante o próximo fim de semana, uma série de sugestões à escolha de cada cliente. Como entrada, há ovos mexidos com silarcas e espargos verdes; entre os pratos principais, um de carne, um de peixe e outro vegetariano, destacam-se os lagartinhos de porco preto com salteado de silarcas, bacon e abóbora.

As silarcas.
(Fotografia: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend