Sabores tradicionais de outono em Vila Pouca de Aguiar

Três dias dedicados aos comeres tradicionais de Trás-os-Montes. No mercado municipal de Vila Pouca de Aguiar a mesa é posta por 14 restaurantes do concelho com cabrito, cogumelos e castanhas.

Vai haver mesa farta no mercado municipal de Vila Pouca de Aguiar, neste fim de semana prolongado de hoje a domingo, a pretexto da XVIII Mostra Gastronómica do concelho. A fartura apresenta-se na forma da trilogia cabrito, castanhas e cogumelos, em pratos de receitas tradicionais que serão servidos, no recinto, por 14 restaurantes aguiarenses. Estão garantidos potes de ferro e brasas de lenha de carvalho, com alternativas para quem não for apreciador de cabrito: vitela maronesa, javali, leitão e polvo.

Embora os suculentos pratos de Vila Pouca sejam o mote deste festival, organizado pela Autarquia em parceria com a empresa intermunicipal Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, ele estará aberto com mais atividades durante todo o dia (das 10h às 24h), exceto domingo, que encerra às 18h. O programa inclui ateliês para crianças sobre “O cogumelo e a castanha em arte”, workshops de cogumelos e culinária, espetáculos de fado e música tradicional da região (entre eles, a atuação do Grupo de Cantares do Alvão), teatro e um concerto com Ana Bacalhau no sábado à noite.

O pano cai ao final da tarde de domingo com um magusto popular animado pelas concertinas “O Borga e Companhia”.

 

Sugestões…

 

Cabrito no forno

DR

A carne dos cabritos que durante os últimos meses pularam e brincaram nas penedias do Alvão chega agora à mesa em Vila Pouca de Aguiar. Um assado estaladiço por fora e suculento por dentro, que tanto pode ser servido com arroz de cogumelos e castanhas assadas, ou só com batata também assada e grelos.

 

Cogumelos Silvestres

DR

Valem bem a pena, até porque não se comem todos os dias. A miscarada acompanha umas batatas cozidas, daquelas que ainda sabem a batata, a esfarelar-se como que a pedir para beber o molho bem apurado do guisado. E ao lado, um punhado de grelos intensamente verdes, a refrescar a outra mistura castanha e amarelada.

Castanhas doces

DR

Cruas, assadas, cozidas… as castanhas são boas de qualquer maneira. E por tão boas serem, qualquer sopa ou sobremesa só ganha em incluí-las. Mas é nos doces onde elas melhor se manifestam, seja num pudim, num bolo, num folhado, numa tarte ou até num pastel de nata. Tudo doces à prova na mostra.

 

E ainda…
Complexo mineiro de ouro romano de Tresminas

Vale a pena explorar aquela que é das maiores explorações romanas de ouro do Mundo. É interessante observar os imensos vestígios da exploração mineira a céu aberto, percorrer as galerias subterrâneas de transporte do minério e ficar impressionado com a forma como outros seres vivos se adaptaram às condições extremas do local.

Vila termal de Pedras Salgadas

Da sede de concelho à vila termal das Pedras Salgadas são cinco quilómetros pela Rota da Estrada Nacional 2 ou então pela ecopista que as liga. Poderá haver sempre tempo para usufruir de tratamentos de bem-estar no Pedras Salgadas Spa & Nature Park, ou ter a experiência de andar a cavalo no centro hípico naquela vila.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend