Três restaurantes com takeaway de comida transmontana

Posta de posta à Stramuntana. (Fotografia de Ana Fonseca/Global Imagens)
Do cozido e da feijoada à transmontana, passando pelas papas de sarrabulho, estas moradas são definição de tradição e conforto. Seja em refeições em vácuo para terminar em casa ou pratos já prontos a devorar.

O NOBRE | Lisboa

(Fotografia: DR)

Veio viver para a capital ainda em adolescente, mas trouxe consigo os sabores transmontanos, que se mantêm até hoje no restaurante que gere no Campo Pequeno. Natural de uma aldeia no concelho de Macedo de Cavaleiros, a chef Justa Nobre serve agora em takeaway e entrega pratos fiéis ao receituário regional, como a posta à Mirandesa, perdiz à transmontana, bacalhau assado à minhota, bochechas de porco bísaro e a vitela cachena com molho de mostarda. Às quintas, há feijoada à transmontana e ao domingo faz-se cozido à portuguesa.

Avenida Sacadura Cabral, 53B (Campo Pequeno)
Tel.: 217970760
Web: justanobre.pt
Das 12h às 19h30. Não encerra.
Preço médio: 35 euros.

 

OFICINA | Porto

Chef Marco Gomes.
(Pedro Granadeiro / Global Imagens)

Para combater as restrições do confinamento, o transmontano Marco Gomes criou uma série de refeições em vácuo para finalizar em casa. O chef, conhecido por trabalhar com técnicas contemporâneas e sabores tradicionais, apresenta várias propostas, como lombo de bacalhau com grão-de-bico, legumes e crocante de broa e cebola roxa ou bochecha de porco com puré de castanhas e farofa de couve portuguesa. Disponibiliza também na sua página vídeos onde explica como finalizar os pratos. Por encomenda, com 24 horas de antecedência, há cabritinho transmontano assado com batatas e arroz de forno. Por estes dias, tem também cozido do Barroso.

Rua Miguel Bombarda, 273-282
Tel.: 936712384
Web: marcogomes.pt
Preço médio: 20 euros. Cabritinho assado: 150 euros (8 pessoas) 80 euros (4 pessoas)

 

STRAMUNTANA | Vila Nova de Gaia

(Fotografai de Ana Fonseca/Global Imagens )

Butelo com casulas, azedo, vitela assada, feijoada à transmontana, papas de sarrabulho e, por estes dias, lampreia. A aposta na cozinha de Trás-os-Montes, com algumas influências do Minho, está bem clara na lista de pratos que o Stramuntana vai servindo, ao almoço e ao jantar, em regimes de takeaway e entrega ao domicílio. As sugestões variam, assim como os preços das doses individuais (entre 6 e 12 euros). O restaurante, com vertente de mercearia – soto, no dizer transmontano -, também tem vinhos, enchidos, leguminosas e outros produtos para preparar em casa.

Rua de Soares dos Reis, 901-901 A, Vila Nova de Gaia (Santo Ovídio)
Tel.: 934879228
Web: facebook.com/stramuntana
Não encerra.
Preço médio: 8 euros. Entregas gratuitas, num raio de quatro quilómetros, para encomendas no valor mínimo de 20 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend