Três receitas da “mais gulosa” para adoçar os dias

As panquecas vegan de aveia e chocolate de Mafalda Agante. Fotografia: DR
Mafalda Agante, criadora da marca “Há alguém mais gulosa do que eu?”, partilha algumas receitas para amenizar as dores do confinamento. Da torta de cacau integrada no seu novo livro às panquecas veganas para fazer com os miúdos.

“Espelho meu, espelho meu, há alguém mais gulosa do que eu?” A pergunta que acompanhava as fotografias de doces que Mafalda Agante publicava nas redes sociais tornou-se na sua marca. O jornalismo ficou para trás e, hoje, “Há alguém mais gulosa do que eu?” é um blogue, uma aplicação móvel, uma rubrica semanal na RFM, um canal no YouTube e uma empresa de consultoria gastronómica e catering. No verão, surgiu ainda o terceiro livro, “Doce e (Mais) Saudável”.

Mafalda Agante tem aproveitado o confinamento para pôr a leitura em dia, ouvir música, rever clássicos do cinema e mergulhar em séries televisivas, com destaque para “Staged”, “uma comédia genial” com ligação à covid-19. Pelo meio, sonha com as viagens vindouras. Sempre com doces por perto, claro. Aqui, partilha a receita de três: umas panquecas veganas que podem ser feitas com a ajuda dos mais novos; uns quadrados de maçã que caem bem ao lanche, a par com uma bebida fumegante; e uma torta de cacau ideal para a sobremesa.

Mafalda Agante trocou o jornalismo pela doçaria.
Fotografia: DR

Lista de compras

Em casa de Mafalda Agante não podem faltar ovos, açúcar mascavado, manteiga, iogurtes bio, tâmaras medjool, frutas, legumes, chocolate bio, cacau cru bio, natas frescas bio, queijos, massa bio, aveia, farinhas, doce de leite, azeite, coentros e peixe fresco.

 

Adeus, açúcar refinado

No novo livro, “Doce e (Mais) Saudável”, Mafalda Agante ensina a fazer bebidas, bolos e sobremesas com ingredientes alternativos ao açúcar refinado e à farinha de trigo. Algumas receitas são também veganas ou desprovidas de lactose. A obra venceu o prémio de melhor livro português na categoria “Desserts & Pastry” e está na final do prémio “Best in the World” no concurso “Gourmand World Cookbook Awards 2021”, a anunciar em junho.

Oficina do Livro
144 páginas
PVP: 16,50 euros

RECEITAS

Panquecas vegan de aveia e chocolate (sem açúcar e sem glúten)
(Da app “Há alguém mais gulosa do que eu?”)

Ingredientes

225 g de aveia
200 ml de leite de aveia
2 bananas maduras
1 colher de sopa de cacau em pó
6 colheres de sopa de pepitas de chocolate vegan
2 colheres de sopa de xilitol

Preparação

Num picador, robô ou copo com varinha mágica, triturar a aveia com a bebida vegetal, as bananas, o cacau em pó e o xilitol, até ficar uma massa homogénea. Envolver as pepitas de chocolate ou de cacau. Aquecer uma frigideira antiaderente, pincelar com um pouco de óleo de coco ou azeite. Quando estiver quente, adicionar 4 colheres de sopa de massa e espalhar até ficar com a forma de uma panqueca. Deixar dourar até se soltar da frigideira, virar e deixar cozinhar até dourar. Servir com morangos e chocolate vegan derretido (ou outros frutos).

 

Quadrados de maçã
(Do blogue e da rubrica na RFM)

Fotografia: DR

Ingredientes

600 g de maçã
3 ovos
3 gemas
280 g de açúcar
150 g de manteiga derretida ou 100 ml de azeite
150 g de farinha de trigo com fermento
3 colheres de sopa de brandy ou rum
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Açúcar em pó q.b. para polvilhar (facultativo)

Preparação

Descascar e descaroçar as maçãs. Reservar uma maçã fatiada e misturar numa taça as maçãs restantes cortadas aos cubinhos com o sumo de limão. Pré-aquecer o forno a 175° C. Untar um tabuleiro com azeite ou manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater os ovos, gemas, açúcar e a manteiga ou azeite. Envolver os restantes ingredientes. Misturar a maçã aos cubinhos. Verter no tabuleiro. Dispor a maçã reservada fatiada. Levar ao forno 30 minutos, tendo o cuidado de tapar o tabuleiro com folha de alumínio ao fim de 15 minutos. Retirar, deixar arrefecer e cortar aos quadrados. Polvilhar com açúcar em pó.

 

Torta de cacau
[Do livro “Doce e (Mais) Saudável”]

Fotografia: DR

Ingredientes

Para a torta:

4 ovos
120 g de açúcar mascavado
50 g de amido de milho
50 g de cacau cru em pó

Para o creme:

200 ml de natas sem lactose (ou natas vegetais)
50 g de morangos
4 colheres de sopa de xilitol

Para a decoração:

3 colheres de sopa de cacau em pó

Preparação

Massa: untar um tabuleiro com óleo de coco ou azeite e forrar com papel vegetal também untado. Pré-aquecer o forno a 175° C. Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter uma massa fofa. Misturar o cacau e o amido de milho, envolver as claras. Verter no tabuleiro. Levar ao forno 12 a 15 minutos. Desenformar sobre uma folha de papel vegetal e retirar o papel da cozedura. Deixar arrefecer.

Creme: bater as natas com o xilitol. Barrar o chantilly na massa e espalhar os morangos aos cubinhos. Enrolar, com ajuda do papel vegetal, pelo lado mais largo. Levar ao frigorífico uma hora. Polvilhar com cacau em pó.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend