Três negócios de comida vegetariana para conhecer

Meatless. (Fotografia: DR)
Comida para todos os dias entregue em casa, hambúrgueres ou massas coloridas são as opções para quem se compromete a comer cem por cento vegetal, ou quase.

Meatless (Grande Porto)
Pratos veggie acessíveis

A Meatless surge para “tornar mais acessível o consumo de produtos vegetarianos, a nível económico, de praticidade, de confeção e conservação”, refere Francisca Sardinha, que após um infortúnio profissional na família, decidiu pôr em marcha a ideia de negócio que já tinha.
Depois de receitas procuradas, adaptações feitas, e a aprovação de família e amigos, os hambúrgueres, as almôndegas e os croquetes, feitos por Francisca e a mãe, começaram a ser comercializados no verão, congelados, em packs. A grande parte da oferta é vegana – havendo duas opções vegetarianas, como as almôndegas de beringela e os hambúrgueres de aveia e espinafres -, produzida à base de feijão preto, cenoura, couve-flor, azeitona preta, quinoa e ervilhas, e legumes vários, e cuja confeção se faz rapidamente, na frigideira ou no forno.
A Meatless entrega ao domicílio no Grande Porto, por 2,90 euros, ou gratuitamente em compras superiores a 40 euros. ALS

Web: instagram.com/meatlesssss
Encomendas: 914250461 (via WhatsApp)
Entregas no Grande Porto
Preço: packs a partir de 4,90 euros (encomenda mínima de 10 euros)

Green Pasta (Braga)
Massas artesanais e coloridas

No início da pandemia muita coisa aconteceu na vida de Larissa: terminou o mestrado em Negócios Internacionais, adotou uma dieta vegetariana e decidiu fazer um curso online de massas com legumes. “Achei que não fazia sentido naquela altura estar a procurar emprego na minha área, então pensei ‘porque não vender massas’?”. Afinal, a arte está-lhe no sangue – a família de Larissa é italiana – e já tinha recebido a aprovação dos amigos, a quem distribuiu as primeiras experiências. Em setembro, criou o Green Pasta, massas coloridas feitas com farinha de espelta integral e sem corantes artificiais, entregues na zona de Braga. As cores são conseguidas através de legumes e especiarias. “Nas massas pretas, tradicionalmente é usada tinta de choco, mas nós usamos sésamo preto”, esclarece Larissa, que conta com a ajuda do marido Arthur. A beterraba dá a cor rosa aos caneloni, rondelli e fettuccine. Os espinafres pintam de verde os ravioli e outras variedades. E há até massas que combinam mais do que uma cor. AC

Web: instagram.com/greenpastapt
Taxa de entrega de 1 euro (para encomendas abaixo de 25 euros)

Ogro Burger (Grande Porto)
Hambúrgueres gigantes de base vegetal

(Fotografia: DR)

Foi por não encontrar os hambúrgueres que procurava, que Cuka Linck decidiu criar o Ogro Burger, que descreve como “exagerado, artesanal, original e vegan”. Tanto o pão, como os molhos, o queijo vegetal e os hambúrgueres são preparados pela chef de Porto Alegre, que usa e abusa dos legumes, dos vegetais e das especiarias, para criar um festim de sabores e texturas. Aos três fixos – PepperOgro, de sabor fumado, com um burguer de feijão vermelho, pimento vermelho e piri-piri; oGrão, recheado com um burguer de grão e babaganoush, e o PinkOgro, que leva um burguer de feijão branco com beterraba e cardamomo -, junta-se um especial todos os meses. O de fevereiro chama-se Fish Not Fixe, e apela aos paladares do mar. Dentro de duas fatias de pão, vai um burguer panado e frito de tofu, sésamo e algas, molho tártaro, alface e capuchinha. Os Ogros são distribuídos de quarta a domingo, ao jantar, ou recolhidos em takeaway. ALS

Web: instagram.com/ogroburger.porto
Encomendas: 961676663 (via WhatsApp)
Entregas no Grande Porto.
Preço: hambúrgueres e batatas fritas a partir de 8,90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend