Publicidade Continue a leitura a seguir

Tradição à mesa e a preços em conta no Café-Restaurante Mó, em Lindoso

O cabrito no forno é uma das especialidades do Café-Restaurante Mó. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A pequena montra que estende às quartas-feiras, à porta do restaurante, com produtos da zona como fumeiro, azeitonas e tremoços dão cor e aroma à chegada desta casa familiar, mas é a cozinha tradicional que se serve à mesa, todos os dias, que fideliza comensais de todos os pontos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ivone Mixão Araújo, natural de Lindoso, já está ligada à restauração há quase década e meia, mas foi há três anos que tomou as rédeas do Café-Restaurante Mó, em Parada do Lindoso, colada à aldeia que lhe dá nome.

Às mesas, sempre decoradas com flores frescas, chegam pratos como rojões, cozido à portuguesa, feijoada à transmontana ou o prego à Mó, servido num pão caseiro rústico e quase uma espécie de francesinha, com bife, queijo, ovo, fiambre e linguiça. Estas e outras propostas fazem parte dos pratos do dia, “aqueles que têm sempre saída”, mas há outros que também se confecionam, sob encomenda prévia. São os casos da chanfana, o arroz de pica no chão – como chamam por aqui ao arroz de cabidela -, a lampreia à bordalesa e o leitão assado.

Lombo de bacalhau no forno (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

Da cozinha saem ainda o cabrito no forno acompanhado de ramos de alecrim, batatinha assada e arroz de cenoura; e o lombo de bacalhau, primeiro panado e depois assado, com pimentos, cebolada, batata frita e cogumelos shiitake. Bolo de mel e nozes, leite-creme e bolo de bolacha são alguns dos doces que terminam uma refeição com doses bem servidas, mesmo as individuais.

“Desde sempre que me habituei e gosto de cozinhar”, diz a proprietária, que conta com a ajuda da mãe Rosa e do pai José, que dão uma ajuda com a produção dos próprios enchidos e do vinho verde branco que se serve aqui. Ainda hoje se lembra da primeira feijoada que fez, com apenas 11 anos, seguindo as dicas e os ensinamentos do avô paterno António. Volta e meia, também saem da sua cozinha pizas e francesinhas, e propostas vegetarianas. Qualquer que seja a escolha, a frescura da carne e legumes é indispensável, conta, e é tudo feito na hora, inclusive os molhos.

A chegada da pandemia não lhe roubou a clientela habitual, mas aproveitou alguma tranquilidade para renovar o restaurante, tornando-o mais luminoso e separando melhor as duas zonas do espaço, a de café e a de restaurante. E não fica por aqui. Na esplanada que já existe, vai surgir em breve uma barraquinha mais focada nos petiscos e nas bebidas, para saborear sem pressas junto a roseiras, com vista para a serra do Soajo.

Parcerias equestres
O Restaurante Mó tem parcerias com a Nature Horse, situada em Oliveira, concelho de Arcos de Valdevez, que organiza passeios a cavalo pelo Parque Nacional.

 

MENU DO DIA
Diária a seis euros (inclui pão, bebida, sopa, prato principal, sobremesa e café)
Especialidades: Cozido à portuguesa, arroz de pica no chão, cabrito assado, lombo de bacalhau com pimentos e cogumelos shiitake, lampreia à bordalesa
Sobremesas: Bolo de mel e nozes, bolo de bolacha, leite-creme.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.