Publicidade Continue a leitura a seguir

Torta de Viana já é um doce certificado

A torta de Viana, doce característico da terra. Fotografia: DR

Publicidade Continue a leitura a seguir

Creme de ovo, farinha e açúcar são alguns dos ingredientes que dão sabor e textura à Torta de Viana, que garantiu a certificação nacional como doce de Viana do Castelo, anteontem, dia 26 de outubro.

A receita, segundo um comunicado enviado às redações pelo município, e citado pela Lusa, “terá sido oriunda do Convento de Santa Ana de Viana do Castelo, em 1505, sendo que as “primeiras freiras eram Clarissas e teriam vindo do Mosteiro de Vila do Conde onde já eram renomadas artistas doceiras”. A torta “era um doce importante, apenas preparado para ocasiões especiais, também conhecido com Torta Real”.

A certificação “surgiu da necessidade de preservar a receita tradicional de um doce que tem associado a si o nome de Viana do Castelo, identificando as suas caraterísticas, de modo a valorizar e promover este produto endógeno e ao mesmo tempo permitir diferenciar a “Torta de Viana”, dando a garantia e confiança ao consumidor que está a consumir um produto local com qualidade reconhecida, com a receita original que existe desde o século XVI”.

O processo incluiu a elaboração de um caderno de especificações e ações de capacitação e de acompanhamento às pastelarias aderentes ao processo de certificação. A entidade detentora da marca nacional registada pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual é a Câmara de Viana de Castelo.