Todo o sabor, com leveza, na nova carta do Vinha

Vinha Restaurante (Fotografia de Igor Martins)
Um menu elegante e leve, bem vincado pelas influências internacionais e a paixão pela cozinha tradicional portuguesa do chef Henrique Sá Pessoa, é a proposta de inverno do Vinha, em Vila Nova de Gaia.

O mar, as viagens e a cozinha tradicional dialogam com fluidez ao longo dos dez momentos gastronómicos que compõem o novo menu Identidade, a proposta de degustação para a temporada de inverno do restaurante Vinha, liderado pelo chef Henrique Sá Pessoa, no Vinha Boutique Hotel, em Gaia.

Chef Henrique Sá Pessoa no Vinha Restaurante (Fotografia de Igor Martins)

Vinha Restaurante (Fotografia de Igor Martins)

 

“Este menu reflete o que é o hotel, muito inspirado em viagens e nos Descobrimentos. Mas também queremos que seja associado àquilo que é o nosso território, e sendo que eu tenho uma pegada muito grande na cozinha tradicional portuguesa tentamos também incorporá-la neste menu. Daí o nome Identidade, porque tentamos criar uma coisa muito nossa”, explica o chef.

Um delicado tártaro de sapateira com vieira, coberto por uma fina película de gelatina de tomate, caviar e um caldo de citrinos, é uma das primeiras paragens neste roteiro gastronómico, seguida pela cabeça de xara, servida numa katsu sando japonesa.

Tártaro de sapateira com vieira – Menu Identidade do Vinha Restaurante (Fotografia de Igor Martins)

Carabineiro do Algarve – Menu Identidade do Vinha Restaurante (Fotografia de Igor Martins)

 

Dos pratos com influência do Mundo destaca-se ainda o carabineiro do Algarve, com pickle de batata doce, pérolas de tapioca e leite de côco e emulsão de caril, que antecede um momento de tradição, onde brilha uma saborosa caldeirada de peixe e marisco – o mar na boca.

“Estou muito feliz com este menu porque toca em todas as coisas que eu acho que são entusiasmantes quando estamos a fazer um menu de degustação. É muito focado em peixe e marisco, que é a minha assinatura, muito focado no sabor e também um bocadinho clássico. E acima de tudo oferece essa tal identidade, é um menu que só se pode comer aqui”, reforça Henrique Sá Pessoa. E é também “o melhor” que o Vinha já apresentou, fruto da evolução da oferta de fine-dining do restaurante. “A abertura do Terroir – o segundo restaurante do hotel – permitiu dar esse salto aqui no Vinha e torná-lo mais gastronómico, criar um restaurante que prima pela excelência, pelo serviço e obviamente pela cozinha. E todos nós como equipa sentimos essa evolução, sentimos que estamos cada vez mais refinados, e que ano após ano a nossa oferta é cada vez mais consistente”.

Melão e salsa brava – Menu Identidade do Vinha Restaurante (Fotografia de Igor Martins)

 

É a consistência que faz chegar à pré-sobremesa de humor inabalado, e até reforçado pela surpreendente parelha de melão e salsa brava, a rematar com frescura uma refeição longa, mas não maçadora. “Hoje em dia, num menu de degustação tento-me focar também na leveza da refeição em si, porque há sempre aquela ideia de no inverno os menus serem mais pesados do que no verão e eu não gosto dessa palavra”, diz o chef. “Gosto sempre que a pessoa saia da refeição leve e bem-disposta”, com vontade de voltar.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Quinta Fonte da Vinha, 383, Vila Nova de Gaia
Telefone
912629647
Horário
De terça-feira a sábado das 19h às 22h30.
Custo
() Menu Identidade: 125 euros por pessoa


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend