Coimbra tem novo encanto com estes petiscos

O Tapas 55, aberto há um ano, tem uma carta recheada de petiscos portugueses, para saborear com tranquilidade. Nem há televisão a distrair da conversa nem da comida.

O nome aponta o caminho e diz ao que se vai: o Tapas 55, que abriu há cerca de um ano, fica no número 55 da Avenida Afonso Henriques, em Coimbra, e serve sobretudo petiscos tradicionais portugueses com um toque contemporâneo. É uma casa com perto de 30 lugares sentados e uma pequena esplanada, propositadamente sem televisão. Um lugar «para se estar sossegado», resume João Bacalhau.

O Tapas 55 é também um negócio de família. Envolve, além de João, a mãe, Paula Bacalhau, a irmã, Carolina Bacalhau, e a namorada, Bruna Rodrigues. Esta última assina a carta, que tem sugestões «simples», ligadas à cozinha tradicional portuguesa, acrescidas de algum detalhe mais especial. Por exemplo, as bochechas de porco com esparregado têm uma gelatina de vinho do porto.

Os cogumelos recheados e os enchidos grelhados com puré de maçã são outras das propostas, pensadas, na maioria, para ser partilhadas. Mas quem preferir pratos individuais tem opções como o risoto de camarão, a pota à lagareiro ou o bife de vaca com ananás caramelizado e queijo da Ilha. Quanto às sobremesas, incluem cheesecake de coco com frutos vermelhos ou brownie de chocolate com nozes e gelado. É muito provável que os mais gulosos as queiram também só para si.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

A rua de Coimbra onde reinam saborosos petiscos
No centro de Coimbra há uma praça cheia de história
Coimbra: o bar que é um elogio aos pipos, petiscos e fado




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend