Talho da Esquina: as carnes maturadas chegaram a São Bento

A carne nacional (na foto, angus) está em destaque na carta. (Fotografia de Jorge Simão/DR).
Vítor Sobral põe algumas das melhores carnes nacionais no assador do seu novo Talho da Esquina, em São Bento. E defende que se deve comer menos carne, mas melhor.

Quando chegam ao restaurante com 45, 60 e 210 dias de maturação, as peças de carne são colocadas numa câmara frigorífica para aí continuarem em processo de maturação. O contacto visual com esta montra virada para a rua tanto pode afastar os mais sensíveis como convidar os amantes de boas carnes a entrar. Afinal, foi isso que Vítor Sobral levou para o seu novo Talho da Esquina, aberto em São Bento no início de setembro.

Os bilhetes de identidade que acompanham cada peça revelam dados como a raça, referência, data de abate e idade de cada carne e atestam que toda a matéria-prima que ali entra tem origem em produtores nacionais de qualidade. “Estou particularmente feliz por contribuir para que a boa carne volte a estar na ordem do dia, e por ajudar os nossos produtores nacionais a divulgar os seus produtos”, afirmou o chef Vítor Sobral.

Numa altura em que se tanto se fala do impacto da produção de carne no meio ambiente, ganha força a ideia de que, mais do que comer muita carne, o que importa é comer melhor. Dito e feito, nada melhor que sentar num dos 32 lugares à mesa deste cantinho em frente à Assembleia da República. A decorar a sala surgem dois painéis coloridos, feitos com peças recuperadas do lixo, da autoria de Bordalo II.

(Fotografia de Jorge Simão/DR)

A trabalhar com carne bovina (maturada e não maturada), caprina, suína e aves, a equipa de Vítor Sobral confeciona pratos como a entremeada de porco grelhada com creme de alho e vinagrete de tomate assado e o tutano de bovino no forno com limão, tomate, pinhões, alecrim e salsa, ambas como entradas. Da grelha chegam propostas para todos os gostos: mão de cabrito com batata assada e t-bone de black angus nacional, por exemplo.

No capítulo das carnes maturadas há que escolher entre t-bone e costeleta de raça arouquesa ou costeleta de raça minhota. “A maturação da carne, mais do que amaciar a textura da carne, intensifica-lhe o sabor e o cheiro”, explicam no restaurante. Os acompanhamentos, além dos molhos, diferem entre batatas fritas e assadas, três saladas e um arroz de legumes no forno. Os prazeres da boa carne em São Bento.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend