Takeaway: três casas em Lisboa com petiscos de Setúbal, Alentejo e Algarve

Petisco do restaurante O Frade, em Belém. (Fotografia: DR)
Podem ser distintos, mas é numa base de cozinha genuína que se fazem os petiscos setubalenses, alentejanos e algarvios, ora vestidos de peixe e marisco fresco, ora de carne de caça. Estes são três exemplos de restaurantes em Lisboa inspirados nas cozinhas a sul.

Choco Frrito, Penha de França

Depois de ter dado nas vistas na Costa de Caparica, saltou para a capital para reforçar a oferta no mais popular petisco setubalense. Na Penha de França, o Choco Frrito – mesmo assim, escrito com dois ‘r’, fazendo jus à pronúncia local -, prova-se de várias formas, em tiras, dentro de sandes ou wraps e como recheio de croquetes. Há também hambúrgueres de choco e esta iguaria com arroz de feijão e batata frita. O produto-base vem de terras do Sado, claro está, e as marinadas e o polme são todas feitas de forma artesanal. Rua da Penha de França, 116 C (Penha de França). 938069004. Das 12h às 20h. Só sábado e domingo. Preço médio: 15 euros

Lisboa ganha uma casa de choco frito onde se petisca até tarde

O Choco Frrito, na Penha de França. (Foto: Gonçalo Villaverde/GI)

 

O Frade, Belém/Ajuda

O concorrido restaurante de Belém reforça o serviço de takeaway na nova app gratuita de entregas ao domicílio, a Volup, que se foca nas cozinhas de autor e Michelin. Aqui, a tradição alentejana serve-se em petiscos ou pratos mais musculados, pelas mãos dos primos Sérgio e Carlos Afonso, naturais de Beja. Coelho de coentrada, pato de escabeche, jarrete com arroz de forno, queijos alentejanos e empadas são algumas das propostas, que se podem e devem acompanhar pelos vinhos de talha produzidos pela própria família. O Frade, recorde-se, foi uma das cinco moradas nacionais a ser distinguida na lista Bib Gourmand do Guia Michelin 2021, que premeia os restaurantes com a melhor relação qualidade-preço. Calçada da Ajuda, 14 (Belém). 939482939. Das 12h às 15h30 e das 19h às 20h. Não encerra. Preço médio: 20 euros.

Os petiscos d’O Frade, de Beja até Lisboa.

 

Taberna Albricoque, Santa Apolónia

Está situada junto à estação de comboios de Santa Apolónia, mas aqui as viagens fazem-se o Algarve, ou não tivesse o chef Bertílio Gomes raízes em Albufeira e Loulé. Neste espaço centenário nasceu, há um ano, esta taberna que faz lembrar as tascas da Lisboa antiga. A mariscada algarvia, com percebes, mexilhão, camarão, berbigão, sapateira e ouriços-do-mar é um dos ex-líbris da casa, mas também muxama de atum, moreia frita, raia de alhada, morcela de Rogi com marmelo e laranja, e claro, o clássico Dom Rodrigo. Rua Caminhos de Ferro, 98 (Santa Apolónia). 218861182. Das 12h às 20h. Encerra segunda. Reabre dia 2 de fevereiro. Preço: mariscada a 49 euros/2 pax.

 

A taberna situada junto à estação de Santa Apolónia.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend