Sushi e doces conventuais às portas de Lisboa

No centro de Mafra, a dois passos do Palácio, abriu há um ano o Himitsu. Um restaurante de sushi que tem como particularidade sobremesas na carta, inspiradas em doces conventuais.

Gyosas, baos, makis, tatakis, ramen e teppanyaki são algumas das especialidades japonesas que fazem parte da carta do Himitsu, restaurante que está no centro de Mafra desde 2016. Nasceu pelas mãos de Patrícia Batalha, mafrense e ex-aluna do reputado chef de sushi Paulo Morais. «Adoro cozinha, especialmente japonesa, e depois de gastar quase os meus primeiros ordenados no antigo Aya, decidi ir tirando cursos de sushi», conta a também arquiteta. E acrescenta: «Anos depois, fui estudar com o Paulo Morais».

Fez o curso, muito por curiosidade e vontade de aperfeiçoar técnicas, mas sempre com vontade de abrir o seu próprio restaurante. Aconteceu no ano passado, quando vagou um espaço a dois passos do Palácio de Mafra.

Ao comando do Himitsu está o nepalês Chawa Lama, o sushiman da casa, que executa a carta criada por Patrícia e pelo chef Mário Ribeiro do Nómada. Ao almoço existem opções mais rápidas, como combinados, menus de chirashi e sopa miso ou de baos com chips de batata-doce. Já aos jantares, de terça a quinta, existe um completo menu de degustação por 18,90 euros, que inclui sopa miso, duas gyosas, temakis, 15 peças de sushi tradicional, um prato quente e peças de fusão.

Às sextas feiras duas pessoas podem pedir o menu Degustar Especialidade que, por 31, 90 euros, permite provar tataki de atum selado com cebola crocante, tempura de camarão com amêndoa, tártaro de três peixes, usuzukuri (fatias finas de sashimi) e chirashi.

Todas as semanas, Patrícia Batalha recebe ainda o doce que recheia os tradicionais fradinhos de Mafra para fazer uma das sobremesas do Himitsu. Leva massa choux e é a sobremesa principal da carta inspirada em doces conventuais. «Nunca houve freiras no convento de Mafra, mas reza a história que os doces conventuais de Alcobaça influenciaram a criação do fradinho», conta Patrícia. Existe também um fofo pão-de-ló com lemon curd e ainda o doce de ovos-moles com redução de frutos vermelhos. «Gosto de sair de um restaurante de sushi com uma boa sobremesa», remata.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Serpa Pinto, 19
Telefone
261853562
Horário
Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h30. Encerra domingo à noite e segunda-feira.
Custo
() Preço médio de 20 euros por pessoa.


GPS
Latitude : 38.9368258
Longitude : -9.32943720000003

 

Leia também:

Vêm aí dois feriados. Alinha numa destas escapadelas?
Uber agora leva-lhe comida de 40 restaurantes a casa
Mafra: Descobrir os animais da vila em família