Porto: Sushi e companhia ao lado do teatro

O Sushi & Douro Baixa é para quem gosta mesmo de comida japonesa mas tem amigos que não estão muito para aí virados. Para eles, há sempre alternativa.

Para além do sushi, as especialidades do restaurante que abriu portas em junho perto do Teatro Carlos Alberto são os temakis e os ceviches. A tempura de camarão crocante com amêndoas, o rolo de salmão recheado de atum, o uramaki de salmão, o sushi roll de caranguejo, salmão e ovas, os hot rolls, as yakissobas (massas salteadas) e o freestyle vegetariano são algumas das sugestões do chef Paulo Lima. Os ceviches? O sushiman brasileiro aconselha quem não conhece o prato da América Latina a «começar pelo ceviche oriental», já que «os peruanos são muito fortes». «O Rocoto [de robalo com leite de tigre] é muito bom e o Hotategai, com vieiras e bracciola de atum, também».

Paulo Silva trabalha com robalo, dourada, atum, salmão, enguia fumada, caranguejo, charuteiro, enxaréu, vieiras e diferentes tipos de ovas. E é o «artista» que Daniel Fonseca, o proprietário, tanto procurou.

O empresário de 28 anos, de Resende, trouxe «o bichinho da comida asiática» da Austrália, onde viveu durante quatro anos. Já estava há seis fora de Portugal, quando a família começou a insistir que regressasse. E «por que não?». Procurou «alguém que conhecesse para além do sushi e o Paulo era essa pessoa». O projeto nasceu há dois anos com um primeiro restaurante na Foz do Douro, que ainda funciona.

Para além do sushi, justificam a visita o petit gateau de red velvet com gelado de caramelo, a sakerinha – saké com limão, lima, maracujá, frutos vermelhos, morango ou kiwi –, e os pratos de carne – arouquesa com fondant de batata e crocante de presunto ao molho de vinho do Porto e cordeiro cozinhado a baixa temperatura. Uma ‘mesa’ onde todos se sentem bem.

 

Sushi & Douro Baixa

Rua das Oliveiras, 110
Tel.: 224948650
Web: facebook.com/Sushidourobaixa
Das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00; sexta, até à 01h00; sábado, das 13h00 às 16h00 e das 19h30 à 01h00. Encerra domingo e segunda.
Preço médio: 22,50 euros; menus de almoço entre 7,90 e 9,90 euros.