Sun Tan: aqui há uma sopa asiática diferente a cada dia

Tem nome de solário mas é, na verdade, um pequeníssimo restaurante em Lisboa onde todos os dias se serve uma sopa diferente inspirada numa qualquer paragem do continente asiático.

Sun Tan podia ser o nome de uma cadeia de solários. Mas não é. Até porque deve ser lido com pronúncia mais oriental que ocidental: na verdade, trata-se de um pseudónimo de longa data de Francisca Van Zeller, metade do casal responsável por este pequeníssimo restaurante onde todos os dias se serve uma sopa diferente de inspiração asiática. E atenção: quando se escreve pequeníssimo não é abuso de superlativo – o Sun Tan tem apenas um balcão com seis lugares, em frente à respetiva cozinha. Por isso mesmo, a aposta passa muito pelo take-away.

A proximidade entre balcão e cozinha é tal que se pode assistir a todos os passos de confeção das sopas. (fotografia: Tiago Pais)

Francisca, que vai gerindo fogão e balcão diariamente – o namorado Gustavo dá uma ajuda nos intervalos do trabalho – não se considera uma cozinheira profissional: trabalhou em restaurantes em Berlim, onde viveu durante uns anos, e habituou-se a fazer este tipo de sopas asiáticas onde os noodles são o denominador comum.

Quando voltaram a Portugal, Gustavo e Francisca perceberam que não havia nada deste género por cá. Encontraram este pequeno espaço no final da Rua de São Bento e pediram aos amigos arquitetos Mariana Peralta e Duarte Caldas para o otimizarem. Assim foi e o resultado ficou bonito de se ver. Outra amiga, Margarida Mendes, fez as tigelas que usam para servir as sopas.

A ementa diária pode ser consultada à porta. (fotografia: Tiago Pais)

E que sopas? Bom, isso depende de duas coisas. O que der na real gana de Francisca e o que houver no talho das redondezas – é fiel adepta do comércio local – onde costuma comprar a carne e os ossos para os caldos, sem esquecer, claro, a obrigatória opção vegetariana. A receita do dia pode ser ramen, pode ser pho, pode ser uma sopa mais tailandesa, outra mais chinesa, pode ser uma mistura, não há grandes regras. A juntar, há sempre uma entrada, também de inspiração oriental, e uma sobremesa. Há poucas maneiras mais económicas de viajar.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de São Bento, 66A (São Bento), Lisboa
Telefone
911102127
Horário
De segunda a quarta das 11h às 18h. Quinta e sexta das 11h às 23h. Encerra ao fim-de-semana
Custo
(€) Preço médio da refeição: 10 euros por pessoa


GPS
Latitude : 38.7109763
Longitude : -9.152588199999968