Sublime Comporta: cozinha de fogo e da terra com criatividade

Sublime Comporta: cozinha de fogo e da terra com criatividade
No novo menu do Food Circle misturam-se verdes biológicos acabados de colher com carne, peixe e marisco nacionais, tudo feito, a partir do fogo, pela jovem equipa do chef Tiago Santos. Conheça as novidades do Sublime Comporta.

É um regresso ao que de mais rudimentar existe na forma de cozinhar, e, mesmo antes disso, de sobreviver: o fogo. Foi o chef Ljubomir Stanisic que introduziu o fogão Ofyr neste pequeno espaço do Sublime Comporta, no meio de um jardim orgânico, em 2017. Mas quando há um ano Tiago Santos assumiu o projeto, aquilo que era apenas um balcão, com um fogão e uma rede mosquiteira à volta, e onde se faziam jantares para amigos durante três semanas no verão, tornou-se um restaurante de direito próprio.

No Food Circle, o fogão alimentado a lenha centraliza toda a experiência, sendo a partir dele que a equipa do chef elabora uma cozinha biológica, a partir de ervas e legumes diretamente colhidos da horta e conjugados com carnes, peixes e mariscos nacionais. Os produtos variam consoante a sazonalidade, dentro da matriz do menu de 12 momentos, e que apenas é servido ao jantar, para 12 pessoas, com marcação de um dia de antecedência.

Uma das novas propostas do chef Tiago Santos.

Uma das novas propostas do chef Tiago Santos.

Cada pessoa senta-se no balcão, observando um espetáculo gastronómico, enquanto do outro lado se fazem os empratamentos. Ao centro, reavivam-se as técnicas ancestrais de cozinha com o fogo, que «tem tanto de básico como de complexo para se cozinhar», explica o chef.

Trazendo os sabores marítimos para terra, ou não estivesse o Food Circle na Comporta, o chef prepara também um caldo verde do mar com mexilhão, berbigão, lingueirão e percebes de Peniche; um carabineiro do Algarve com ovo biológico, ervilhas e toucinho fumado e um tamboril acompanhado do respetivo fígado com arroz de Alcácer do Sal e verdes do jardim.

A estrela da carta é o porco preto alentejano, cuja presa é servida com couves e um caldo de cozido, nada mais português. Da criatividade da cozinha chega uma pipoca de banha de porco desidratada e frita e depois passada em mel e açúcar, fazendo a ligação com o pudim abade de priscos com sorbet de frutos do mar.

 

Food Circle, Sublime Comporta
Food Circle EN 261-1, Muda, CCI 3954, Grândola
Tel.: 269449396/927566885
Web: www.sublimecomporta.pt
De terça a sábado, a partir das 20h30; reserva com 24h de antecedência, mín. de 6 pessoas
Preço: 165 euros (com bebidas)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Na Comporta dorme-se em cabanas sobre uma piscina biológica
Troia: roteiro com tudo o que há de novo para fazer este verão
Sublime Comporta: um ano de novidades num luxuoso espaço




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend