Esta padaria tem (quase) todos os pães do mundo

Nesta casa cabe todo o universo da panificação: há quase duas dezenas de pães portugueses à escolha e especialidades internacionais que vão da focaccia italiana ao koulouri grego, passando pelo naan indiano, bagel nova-iorquino, pita judia, lavash arménio e pão de queijo brasileiro.

A mais recente padaria de Oeiras tem o nome de uma constelação em forma de espiga. E claro que na Spica – Pão do Mundo as estrelas são feitas de pão. Sem sair de um cantinho com 40 metros quadrados é possível dar a «volta ao mundo» e provar pães de todas as formas e sabores. Com origem portuguesa, há quase duas dezenas de pães à escolha, com o pão de Mafra a revelar-se o mais procurado, logo seguido das bolas de água e do pão com chouriço. Há ainda pão alentejano, de abóbora e nozes, de castanhas e de alfarroba. Nas broas, destacam-se a de Avintes, a de erva-doce e a de mel.

A oferta internacional da Spica conta com focaccia italiana, koulouri grego, naan indiano, bagel nova-iorquino, pita judia, lavash arménio e pão de queijo brasileiro. Tanta diversidade deve-se à paixão por pão de Alexandra Gomes, a dona da loja. «É um gosto que vem já da minha mãe e que foi reforçado numa cadeira de empreendedorismo, onde fiz uma padaria», explica a gestora, adiantando que quando viaja, gosta de «provar o pão de outras culturas».

Tudo isto levou à abertura, em 2015, de uma mini padaria em Paço de Arcos, que em julho passado deu lugar a este espaço maior, no centro de Oeiras. Ali servem-se também pequenos-almoços com pão acabado de sair do forno e refeições ligeiras baseadas em pão. Todas as semanas há três menus, sendo um deles vegetariano. «Aqui funciona muito o improviso», conta Alexandra, dando como exemplo o menu com pão de sementes de papoila com mozarela e tomate ou a pita com frango, tomate cherry, abacate e molho de iogurte grego. Há sempre sumo natural, que pode ser feito com os frutos das árvores da esplanada – laranjeiras, abacateiros e um limoeiro.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua 7 de Junho de 1759, 28ª, Oeiras
Telefone
215800169
Horário
De segunda a sexta, das 8h30 às 19h00; sábado até às 16h00; sábado, das 08h30.
Custo
(€) Preços: menus de almoço a partir de 4,90 euros Entre 4.90 euros e 6.50 euros o menu.


GPS
Latitude : 38.692653
Longitude : -9.31339509999998

 

Leia também:

Porque é que o pão está outra vez na moda?
Kasutera. O pão-de-ló japonês está de volta a Lisboa
10 sítios pelo país que estão a recuperar pão artesanal