Só dois restaurantes portugueses conseguiram entrar nos 50 Melhores do Mundo

Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens
O Belcanto, detentor de duas estrelas Michelin, é o primeiro restaurante de Lisboa a entrar nos World's 50 Best Restaurants, depois de uma subida de mais de 30 posições. O algarvio Vila Joya já tinha conseguido o mesmo feito.

No mesmo mês em que fecha três das casas que lidera – o Za’atar, a Pitaria e a Cantina Zé Avillez, José Avillez consegue ter o primeiro restaurante de Lisboa a entrar na conceituada lista anual dos World’s 50 Best Restaurants, colocando o seu Belcanto na 42.ª posição, depois de uma subida de mais de 30 lugares, desde o 75.º lugar. Antes deste, apenas outro restaurante português tinha conseguido o mesmo feito: o algarvio Vila Joya, em Albufeira, que alcançou o 22.º lugar em 2014, pelas mãos de Dieter Koschina.

O Vila Joya foi o primeiro restaurante português a entrar nos 50 Melhores do Mundo, em 2014. (Fotografia: Jorge Simão)

O chef português esteve presente na cerimónia, que decorreu em Singapura, e que premiou o francês Mirazur [com três estrelas Michelin na última edição do guia vermelho], em Menton, no sul de França, como o melhor restaurante do mundo. Em segundo lugar ficou o Noma, agora com uma nova localização, na ilha de Refshalevej, na capital dinamarquesa, depois de ter liderado a lista por quatro vezes (2010, 2011, 2012 e 2014).

«É uma grande honra receber esta distinção», disse à Lusa o responsável pelo Belcanto [detentor de duas estrelas Michelin], adiantando que tem uma «equipa muito grande que trabalha todos os dias para sermos melhores». O prémio, acrescentou, «é para o Belcanto», mas também para «a gastronomia portuguesa, para Lisboa, para pôr a gastronomia [portuguesa] no mapa».

Leia mais aqui sobre os novos dois restaurantes de Avillez em Lisboa

«Um estabelecimento lendário que abriu as suas portas como um clube para homens em 1958, o ‘chef’ José Avillez pegou no leme do Belcanto em 2012. Sob a sua navegação culinária, o restaurante mereceu a sua primeira estrela Michelin nesse ano; uma segunda seguiu-se apenas dois anos depois», refere a organização, que descreve a cozinha de Avillez como fazendo «um uso total da costa portuguesa».

A escolha dos melhores restaurantes do mundo faz-se, todos os anos, desde 2002, contando com os contributos de mais de mil especialistas em gastronomia e procura «revelar alguns dos melhores destinos para experiências culinárias únicas, além de ser um barómetro para tendências gastronómicas globais» segundo os promotores da lista dos 50 melhores restaurantes da lista.* com Lusa

 

Leia também:

Novo festival traz o melhor da comida italiana a Lisboa
Prémios Cinco Estrelas Regiões: os hotéis, castelos, praias e petiscos vencedores
Porto: sabores inesperados no Mini Bar de Avillez




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend