Escuro como breu. É assim que está a sala de jantar do Dans Le Noir?, o projeto internacional que se estreia em Portugal no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, a partir de 14 de setembro, três noites por semana, sempre a partir das 19h30. Quem reserva a experiência previamente, online, apenas sabe que irá fazer uma refeição de chef na qual terá de investir os quatro sentidos além da visão – audição, paladar, tato e olfato -, dado que a sala se encontra totalmente às escuras.
Depois de serem convidados a deixar casacos, relógios e telemóveis devidamente guardados no bengaleiro próximo, os clientes são agrupados consoante as mesas previamente atribuídas. Após um pequeno briefing, entram na sala, encaminhadas pelo guia de mesa responsável por cada grupo – as pessoas seguem alinhadas em comboio e com a mão esquerda apoiada no ombro da pessoa da frente. Cortina após cortina, a luminosidade extingue-se por completo e o cérebro foca-se nos sons.
O jantar Dans Le Noir? consiste num menu composto por entrada, prato principal e sobremesa e tem a duração estimada de duas horas – parece tempo a mais para um menu curto, mas há primeiro que ensinar as pessoas a ambientarem-se espacialmente ao individual, talheres e copo de água que têm à frente, bem como ensiná-las a reconhecer a garrafa de água e a servir-se. Os guias de mesa, invisuais, receberam formação em serviço de mesa e estão sempre disponíveis para ajudar.
“O mais importante é focarmo-nos nos sabores, para que eles agucem o paladar, e respeitar os tamanhos das porções, o formato, a textura e o sabor dos alimentos”, explica o chef executivo do Sheraton Valdir Ramos, que se estreia neste conceito às escuras com o Dans Le Noir?. E dá uma garantia: “Independentemente de haver qualquer escuridão, por trás está uma equipa de produção que quer fazer o melhor. Por isso, os pratos têm de ser bons, bonitos e saborosos”, completa.
“Normalmente, 80% da experiência de comer faz-se com a visão, mas aqui é o contrário. Faz parte da experiência os clientes sentirem-se desafiados a adivinhar o que estão a comer e falarem com quem está à sua volta [os clientes são agrupados em mesas grandes]”, como num quebra-gelo, explica a diretora-geral do restaurante, Alexandra Moreaux. O momento obriga os participantes a redefinir o que sabem sobre o gesto tão corriqueiro de comer à mesa, ao mesmo tempo que suscita reflexão.
Por trás da marca Dans Le Noir? há uma missão de inclusão social, cujo pontapé de saída foi dado pelo empresário francês Edouard de Broglie, em 2004. Ligado ao marketing, decidiu a dado ponto investir na criação de um projeto que fosse além da superficialidade depois de visitar associações de pessoas cegas que organizavam jantares às escuras para os seus familiares e amigos terem a perceção real de como era a vida deles. Passados 20 anos, o projeto nascido em Paris fixou-se em Lisboa.
Presente também em Madrid (Espanha), Genebra (Suíça), Luxemburgo e Bruxelas (Bélgica), o Dans Le Noir? contou, na operação agora montada no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, com o apoio de um guia formador de guias de mesa, vindo do espaço luxemburguês. Foi ele que, em conjunto com a equipa da empresa e do hotel, ajudou a formar os sete guias de mesa, todos invisuais, selecionados a partir do contacto da empresa com associações como a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.
Alguns deles trabalham em logística, recursos humanos e psicologia. Todos decidiram abraçar este projeto pelo desafio, podendo acima de tudo partilhar a sua experiência de vida e imprimir um cunho pessoal no Dans Le Noir?. A marca expande-se mundialmente através de parcerias com hotéis que estejam, segundo Alexandra Moreaux, alinhados com os mesmos valores de responsabilidade social.
No final do jantar, com o olhar de novo habituado à luz artificial, os clientes podem servir-se de café enquanto lhes é relevada a composição de cada um dos pratos servidos, que a organização faz questão de manter em segredo, tanto quanto possível, e sem a captação de imagens ou som. A experiência está disponível de quinta-feira a sábado em dois menus: “Viagem Sensorial”, que inclui três pratos pelo valor de 55 euros/pessoa; e “Festa dos Sentidos”, que adiciona harmonização de vinhos, pelo valor de 69 euros/pessoa.
Longitude : -8.2245