Setúbal: nesta casa familiar pode comer todo o peixe que quiser por menos de 15 euros

No restaurante A Cataplana come-se bom peixe, com atendimento familiar. (Fotografia de A-Gosto.com/GI)
Em terra de peixe, como Setúbal, quem o sabe grelhar é rei. Alexandre Guerreiro e Cátia Duarte pegaram no mítico A Cataplana há sete anos e desde então têm somado clientes, com peixe de mar grelhado na hora, rodízios a preços competitivos e a arte de bem receber.

“Quem vai ao mar, perde o lugar”, diz o ditado. Ao fim de semana, quem se distrai nas horas e chega depois do meio-dia e um quarto ao restaurante A Cataplana, em Setúbal, arrisca-se a ter de esperar na fila. É um cenário “muito comum” graças à elevada procura que esta casa tem tido, pelo peixe grelhado e choco frito vendidos a preços muito apelativos, começam por contar os responsáveis.

É assim há sete anos desde que Alexandre Guerreiro, 43 anos, e Cátia Duarte, 27, tomaram conta do negócio, uma estreia no ramo da restauração, volvidas várias gerências nem sempre muito bem sucedidas. Quando remodelaram a cozinha, sala e esplanada – incorporando nela o grelhador e um vidro direto para a rua, para que se veja o peixe do dia – decidiram, em boa hora, manter um painel que é um pedaço da história da casa.

“Este painel [em que está pintado à mão um poema] deve ter à vontade 20 anos e deve ter sido feito a pedido do senhor Vítor Ventura. Foi ele que esteve aqui mais tempo e que lançou o primeiro rodízio de peixe em Setúbal”, contextualiza Alexandre, dando dois dedos de conversa no meio de vários pedidos. A casa, essa, já existe há pelo menos três décadas, pelo que sempre foi conhecida na cidade.

O desafio que abraçaram, conta o casal, foi recuperar antigos clientes e fidelizar novos. Para isso, voltaram a apostar no rodízio de peixe a 13,50 euros durante a semana e 14,50 euros ao fim de semana, com tudo incluído; e criaram o menu de dose individual a 11 euros, em que o peixe do dia, grelhado a carvão, é rei e senhor. O menu inclui pão, azeitonas, salada, batata cozida e migas, uma bebida (vinho a jarro, cerveja, água ou refrigerante), sobremesa e café.

O cliente escolhe o peixe que lhe apetece comer consultando uma ardósia afixada na parte de dentro da esplanada, e pode ter a certeza de que é sempre peixe de mar que vai para o grelhador. “Tenho dois ou três fornecedores de peixe. Trabalhamos muito com a lota de Setúbal e com peixe da região, como o alcorraz, o massacote (besugos mais pequenos), a sargueta, o carapau”. Também costuma haver peixe-espada dos Açores, fígado de tamboril e outros, consoante a época, diz Alexandre.

Quem, além do rodízio, preferir comida de tacho, pode encomendar (com um dia de antecedência) caldeirada, cataplanas e arrozes de marisco, tamboril e lingueirão, feitos pela cozinheira Claudete. Ao fim de semana, Alexandre e Cátia triplicam a ajuda para conseguir dar vazão à maré de clientes que, felizmente, lhes entra pela porta dentro, saindo com um sorriso de satisfação.

 

O MENU
Dose para uma pessoa…11 euros
Peixe do dia (inclui pão, azeitonas, salada, batatas, bebida, sobremesa e café)
Rodízio de peixe…13,50 euros (de terça a sexta); 14,50 euros (fim de semana e feriados)
Especialidades: caldeirada de peixe, cataplanas de peixe e marisco, arrozes de marisco,
tamboril e lingueirão.

 

Rodízio de peixe júnior
As crianças até aos 10 anos que apreciam peixe grelhado podem pedir um rodízio também por
11 euros. Ao fim de semana, o melhor é reservar mesa por telefone até às 12h15.

 

A Cataplana
Avenida Dom Manuel I, 50 (Setúbal)
Tel.: 926421958
De terça a domingo, das 12h às 15h30. Não serve jantares.
Preço médio: 13 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend