Sete take-aways no Porto e arredores para uma Páscoa saborosa em casa

O menu de Páscoa da taberna portuense Está-se Bem em Casa inclui cabrito assado, vinho e pão-de-ló. (Fotografia:DR)
Dos pratos tradicionais até às criações de autor, do folar ao pão-de-ló, e do bacalhau ao cabrito assado, no Porto e arredores, já se preparam os menus para a mesa de Páscoa. Ainda fechados, os restaurantes apostam no take-away e nas entregas ao domicílio, com refeições prontas a levar à mesa ou a finalizar em casa.

Porto Novo | Porto
A tradição de celebrar as épocas festivas à mesa do Porto Novo, o restaurante do hotel Sheraton Porto, mantém-se, mas desta vez a mesa é posta em casa. Para as celebrações da Páscoa, o chef Ilídio Barbosa propõe um menu que pode ser pedido de sexta-feira a domingo, em regime de take-away ou delivery. Os pratos podem ir prontos a servir ou pré-preparados, para serem finalizados em casa. Para abrir a refeição o chef sugere o folar de enchidos regionais, a bola de bacalhau e pimentos tricolor, uma tábua de presunto serrano com queijos nacionais ou uma seleção de rissóis, bolinhos de bacalhau, croquetes e chamuças. Depois, vem o tradicional cabrito ou vitela de leite, assados no forno de lenha, ou o bacalhau douro com crosta de broa ou à Zé do pipo. Nos doces, entre outros, há o pão-de-ló cremoso, o folar de canela e limão, e o pudim abade de priscos.

Cabrito assado é uma das estrelas do menu de Páscoa do Porto Novo. (Fotografia: DR)

 

Euskalduna Studio | Porto
O chef Vasco Coelho Santos, do Grupo Euskalduna, está a prepara um cabaz especial de Páscoa, para duas pessoas, que dá direito a pão de massa mãe, folar, meio cabrito, arroz de miúdos, batata assada, salada de espargos, pão de ló e ainda um conjunto de vinhos da Casa de Vilacetinho. O menu, disponível a um número limitado, tem o custo de 150 euros e pode ser levantado no restaurante, na manhã de domingo, ou entregue em casa (implica uma taxa de 5 euros).

O chef Vasco Coelho Santos. (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

DOP | Porto
Carpaccio de polvo, pá de cabrito no forno, e crème brûlée de chocolate branco para finalizar. É este o menu que o chef Rui Paula sugere para celebrar a Páscoa. Os pratos estão disponíveis para take-away e entregas ao domicílio, no fim de semana de 3 e 4 de abril. O menu foi pensado para duas pessoas e tem o custo de 90 euros.

Rui Paula no DOP. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)

 

Apego | Porto
A proposta da chef Aurora Goy para a quadra é um menu desenhado com produtos locais e da época, fiel à cozinha de “apego” onde junta influências da culinária francesa às suas raízes portuguesas. Entre as sugestões está um brioche de papoila e cogumelo, um gravlax (peixe curado) de lúcio, rabanete, beterraba e cebola nova, salada de legumes crocantes da época, cordeiro com aipo, avelã, favas, ervilhas de quebrar e hortelã, e bolo ópera para terminar.

A chef Aurora Goy, No restaurante Apego.
(Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

O Gaveto | Matosinhos
Para esta Páscoa, O Gaveto assegura que não faltam os sabores tradicionais à mesa. Este clássico já está a aceitar encomendas de vitela assada, cabrito assado, bacalhau à Moda de Braga e também pão-de-ló, para take-away. O restaurante aceita encomendas até ao dia 2 de abril, mas aconselha-se fazer a reserva com antecedência.

N’O Gaveto não faltam os essenciais à mesa de Páscoa. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

Está-se Bem em Casa | Todo o país
O Está-se Bem em Casa criou um menu especial de Páscoa, que inclui o típico cabrito de Trás-os-Montes, assado e embalado a vácuo, para finalizar em casa, levando ao forno durante alguns minutos. A estrela do menu é ainda acompanhada com batatas assadas, arroz de miúdos e grelos. O menu vem ainda com sopa de penca, pão-de-ló húmido, queijo de São Jorge DOP, pudim Abade de Priscos, amêndoas e uma garrafa de vinho. Tudo por 66 euros, para duas pessoas. O menu pode ser entregue em todo o país, mas as encomendas devem ser feitas até quarta-feira, 31 de março, às 11h. Para entregas no Grande Porto, o prazo estende-se até 2 de abril.

Almeja | Porto
Cabrito assado com batatinhas e arroz de forno ou bacalhau com broa, couve e batata, são as propostas do restaurante Almeja para o prato principal de domingo. O cabrito pode ser pedido inteiro, meio, ou para 4 pessoas. Na ementa especial de Páscoa consta ainda uma gulosa lista de sobremesas, de que fazem parte a aletria, o arroz doce, a sericaia, o pão-de-ló e o pudim de gema. Os pratos podem ser levantados no restaurante ou entregues em casa.

O restaurante Almeja é liderado pelo chef João Cura e a mulher, Sofia Cura. (Fotografia: Pedro Kirilos/GI)

 


Sete take-aways para passar a Páscoa em Lisboa (incluindo brunch)


 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend