Publicidade Continue a leitura a seguir

Semana Gastronómica do Capão à Freamunde arranca esta quarta-feira

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde decorre até dia 13 de dezembro. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Arranca já esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, a XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde. Até dia 13, a especialidade tem lugar de destaque à mesa de 12 restaurantes da cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. Os estabelecimentos aderentes participam também no concurso gastronómico, que irá eleger “o melhor capão” e cujo prémio será entregue no dia 12 de dezembro.

Uma das grandes novidades desta edição “é a introdução de um selo identificativo da ave, com a colocação de uma anilha, passando a partir de agora a existir um “bilhete de identidade” do Capão de Freamunde”, lê-se em comunicado.

Habitualmente, os apreciadores do prato devem efetuar marcação prévia junto dos restaurante aderentes, com o mínimo de 24 horas de antecedência e para pedidos de meio capão (para take away) ou capão inteiro (para consumir no restaurante). Mas este ano, cada restaurante irá também servir capão à dose, num dia específico, ao almoço ou ao jantar. A alteração vai permitir que mais pessoas possam provar o Capão à Freamunde, uma especialidade com denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

É ainda de destacar a tradicional Feira dos Capões, que se realiza no dia 13 de dezembro, e onde vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo, uma iniciativa que procura incentivar os criadores a manterem viva esta tradição de Freamunde.

Conheça abaixo os restaurante aderentes da XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde: