Semana gastronómica coloca o bacalhau à mesa em Alcochete

(Fotografia de Nuno Pinto Fernandes)
O festival Bacalhau Com Todos regressa esta sexta e prolonga-se até 17 de novembro. O protagonista prova-se à mesa de 30 restaurantes de Alcochete, de diversas formas.

O fiel amigo volta a ser o protagonista de mais uma Semana Gastronómica de Alcochete – Bacalhau Com Todos, a decorrer entre 8 e 17 de novembro. A vila ribeirinha recebe a sétima edição da iniciativa, que nasceu em 2018 e que pretende mostrar a versatilidade deste produto, desta vez à mesa de 30 restaurantes aderentes, espalhados pelo município alcochetano.

Seja em pratos principais ou petiscos, confecionado de forma mais clássica ou com uma visão mais criativa, o bacalhau chega à carta destes restaurantes com inspirações ecléticas: assado no forno; confitado com broa, coentros e batata a murro; à minhota; com natas; à Brás; à Braga, em risoto; numa caldeirada de línguas com ovos escalfados; em carpaccio; como recheio de bolinhas envoltas em panko; ou em formato de ovos rotos, por exemplo.

Alcochete e o bacalhau, de resto, têm uma “ligação histórica”. “No início do século XX, já saíam de Lisboa os bacalhoeiros carregados com o sal de Alcochete. Depois, chega a indústria da “seca do bacalhau”, e daí até à mesa é um “saltinho”, confecionado de mil e uma maneiras e sempre com sabor a tradição”, explica a autarquia no seu site oficial.

O Ai Caramba, Alcach, Alfoz, Al’Kawa, Al’Sal, A Quinta, A Taverna, Baba-te Connosco, Barrete Verde, Casa Velha, Cafreal, Don Formozzini, Joana Come a Tapa, Kimoa Beach Bar, O Agridoce, O Arrastão, O Marítimo, Omaggio, O Telheiro, Os Petiscos do António, Pelourinho, Pereiras Restaurante, Radical Grill, Rangla Punjab, Salineiro Restaurante, Tasca do Vítor, A Tasca dos Primos, Taberna dos Cabrões, Vira Prato e Wine Up são os restaurantes que participam no festival que começa esta semana, e que tem o apoio da Riberalves. Saiba mais sobre a lista de aderentes aqui.




Ler mais







Send this to friend