Seis restaurantes do Norte que entregam francesinhas em casa

A francesinha do Barril, em Valongo, é feita em pão de pita. Fotografia: Pedro Granadeiro/GI
Francesinhas em em pão de forma, em pão de pita, em bolo do caco ou escangalhada, só com carnes e enchidos aos bocadinhos, aconchegados por batatas fritas, ovo, queijo e molho. Ou então recheada com bife de vaca, frango, legumes e mais. Há sanduíches para muitos gostos, no Norte.

#1 A Braguista, Braga e Barcelos

Há 14 francesinhas n’ A Braguista, com casa-mãe em Braga e dois espaços em Barcelos. A mais pedida é a da casa, em pão saloio, recheado com bife, linguiça, salsicha, fiambre e paio, ovo incluído e batata frita à parte, conta Fernando Alves, cozinheiro e um dos sócios. Outras opções são a francesinha de marisco, a vegetariana ou a suprema, com bife de lombo de boi em bolo do caco.

Fotografia: DR


#2 União Francesinhas, Póvoa de Varzim

O restaurante União, em Aver-o-Mar, começou por servir apenas a francesinha poveira, com pão em forma de cacete. Mas Jorge e Sónia Costa foram acrescentando novidades à carta, centrada nas francesinhas – sempre com carne. A mais recente é a francesinha do chefe, de frango, que está disponível para takeaway, assim como a francesinha da casa, com bife; a poveira especial (na fotografia); ou a inglesa, menos picante.

Fotografia: André Rolo/GI


#3 Requinte, Matosinhos

A francesinha do Requinte é adaptável ao gosto do cliente: há quem a peça só com bife ou só com enchidos, quem abdique do pão e até do queijo. A casa, com 30 anos, continua a funcionar em modo takeaway e delivery. É uma das aderentes ao Matosinhos.come, serviço de entregas que a Câmara Municipal articula com os restaurantes e a cooperativa de táxis do concelho, a MATOCOOPER. A taxa é variável, ficando parte do valor a cargo da Autarquia.

Fotografia: DR


#4 Barril, Valongo

Duas camadas de pão pita, bife, linguiça e carne de frango cortada fininha, em estilo kebab, queijo, fiambre, molho, e está composta a francesinha da pita. Esta proposta do Barril tem feito sucesso também em modo takeaway e delivery, em Valongo e em redor, conta Vítor Costa, explicando que cada saída corresponde a um pedido, para que o prato chegue nas melhores condições.


5# Cervejaria Europa, Gondomar

(Fotos: André Rolo/GI)

A Cervejaria Europa é conhecida pelas francesinhas, a conjugar com batata, ovo e cervejas artesanais de diversos países. Vão em pão torrado mais baixo do que o habitual, com um molho picante, mas aveludado. Há oito francesinhas diferentes, disponíveis para takeaway e entrega ao domicílio – em Gondomar e não só.

Fotografia: André Rolo/GI


6# Dr. Café, Gaia

(Fotos: DR)

Carlos Carvalho deixou o restaurante Imperador e investiu noutra casa, também em Gaia: o Dr. Café. Renovou o espaço, mantendo-lhe o nome, e reabriu-o ao público em novembro, com a célebre francesinha na ementa. Há a tradicional, a de queijo da Serra e salpicão de Cinfães, e acaba de chegar a escangalhada, sem pão, com carnes e enchidos cortados aos bocadinhos, ovos e molho.

Fotografia: DR

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend