Seis padarias em Lisboa onde há bom pão todos os dias, com entregas e takeaway

Diogo Amorim, fundador da Gleba. (Fotografia: Gerardo Santos/GI)
Fermentações lentas, fabrico artesanal e bom pão todos os dias: seis moradas obrigatórias em Lisboa para comprar pão e levantá-lo na loja ou recebê-lo em casa.

PADARIA DA ESQUINA
A Esquina mais popular de Campo de Ourique

Há cerca de uma dezena de pães e broas de fermentação lenta na morada aberta há dois anos por Vítor Sobral e Mário Rolando, para comprar na loja ou receber em casa.

Mário Rolando, mestre padeiro da Padaria da Esquina. (Jorge Amaral/GI)

O takeaway foi reforçado, à semelhança do que aconteceu com os restantes espaços que tem em Lisboa, o que tem permitido a Vítor Sobral assegurar postos de trabalho. A Padaria da Esquina, que abriu com o mestre do pão Mário Ronaldo há quase dois anos, continua a funcionar ao balcão e com entregas. Todos os dias, saem do forno elétrico uma variedade de pães alvo de uma fermentação prévia longa, de 24 a 48 horas, chegando às 72 horas em alguns casos. Há de trigo, centeio, trigo integral e nozes, broas, cacetes e pão de tipo alentejano, todos com fermento natural e sem aceleradores de processos e aditivos. Croissants, queques, bolos de arroz, pastéis de nata, quiches, croquetes, queijadas e tortas são alternativas de pastelaria que também se vendem e entregam nos vários bairros de Lisboa e Restelo. As entregas são grátis a partir dos cinco euros.

Padaria da Esquina. Rua Coelho da Rocha, 108 (Campo de Ourique). Tel.: 910025528. Web: padariadaesquina.com Das 08h às 19h30. Domingo, das 09h às 16h. Encerra segunda. Preço: pães desde 0,45 a 6 euros.

MICRO PADARIA
Pequena em tamanho, grande em variedade

Aos seis pães de fermentação lenta fixos na padaria de Cláudia Bicho, juntam-se sabores especiais, que mudam a cada dia da semana.

Micro Padaria, na Graça.
(Fotografia: Natacha Cardoso/GI)

O pão de trigo, de centeio, o integral, o de centeio e trigo, o de trigo com sementes de sésamo e o de trigo e polenta fabricam-se diariamente nesta pequena padaria que Cláudia Bicho abriu há dois anos, que compensa em variedade de oferta os poucos metros quadrados da casa, que manteve sempre aberta. A farinha tradicional é do Moinho do Boneco e a fermentação dura um dia. A cada dia da semana, há uma variedade especial, que pode ser recolhida na loja: à segunda, de nozes e tâmaras, à terça de mistura de sementes, à quarta de azeite, à quinta de cerveja, à sexta de limão, funcho e mel, e ao sábado, o pão brioche. Queques de limão e sementes de papoila, bolo de arroz com matcha e rolinhos de laranja e cardamomo são outras das suas criações.

Micro Padaria. Rua Angelina Vidal, 35A (Graça). Tel.: 967730194. Web: facebook.com/micropadaria. Das 10h às 13h. Encerra domingo. Preço: pães desde 2,30 euros.

 

TERRA PÃO
Uma massa feita de amizade

Do forno destes três amigos, em Arroios, saem pães da casa com fermentação natural, broas, chapatas, focaccias e biscoitos, para comprar na padaria e levar.

(Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Une-os a amizade mas também a paixão pelo pão. Desde 2018, que o cheiro a pão acabado de sair do forno dá nova vida ao Mercado de Arroios, onde Marta Figueiredo, Rita Borges e João Celestino abriram esta padaria artesanal, que aposta na fermentação natural a 24 horas e farinhas de moleiro. Ao pão da casa (de trigo, centeio ou espelta), juntam-se os de trigo integral, broa de milho (quartas e sextas), baguetes de trigo, chapatas, pão brioche, focaccias (ao fim de semana) e biscoitos de chocolate, sempre em formato takeaway.

Terra Pão. Rua Ângela Pinto, Loja 8 (Arroios). Tel.: 910494446. Web: instagram.com/padariaterrapao. Das 09h às 18h. Encerra domingo e segunda. Preço: pães desde 1,50 até 3,80 euros.

 

ISCO – PÃO E VINHO
Pães, bolos e refeições quentes

A padaria artesanal de Alvalade funciona com take away e entregas de pães variados com farinha de moleiro, pastelaria folhada e refeições quentes.

Padaria Isco, em Alvalade (Fotografia: Gerardo Santos/GI)

O padaria artesanal de Alvalade mantém o regime de takeaway e entrega para algumas zonas de Lisboa (esta opção, só de terça a sábado, consoante reserva). Baguetes e pães de espelta e centeio, de centeio dinamarquês, de trigo persa e branco, e brioche, saem em fornadas deste espaço fundado por um trio de Paulos, com uso de farinhas de moleiro e fermentação lenta. Também é possível saborear a pastelaria da Isco, com os seus novos croissants de framboesa e tartes de noz com caramelo salgado, além de fiambre e manteiga caseiros e refeições quentes.

Isco – Pão e Vinho. Rua José D’Esaguy, 10D (Alvalade). Tel.: 211345751. Web: facebook.com/iscopaoevinho. Das 09h às 17. Encerra domingo. Preço: a partir de 3,50 euros/quilo.

 

PACHAMAMA
Padaria biológica e sem glúten

Os pães biológicos e sem glúten da padaria saudável de Santos podem agora ser encomendados pela Web, de Lisboa para todo o território continental.

Pachamama. (Fotografia: DR)

A padaria biológica e saudável lisboeta, onde há pão sem glúten de aveia e sementes, de espelta, quinoa e sementes, de banana e canela, o paleo low carb e o proteico low carb, abriu uma loja online para fazer frente aos tempos pandémicos. A Pachamama faz entregas ao domicílio com portes grátis, a partir das quatro unidades, para Lisboa (de segunda a sexta, chegando ao destino entre 24 a 48 horas) e Portugal continental (de segunda a quarta, entregues a partir das 48 horas desde o pedido).

Pachamama – Padaria Biológica. Rua Augusto Costa, 7 A – 1500-064 Lisboa. Tel: 212426325. Facebook: www.facebook.com/Pachamamabiologico. Site: www.pachamama.pt.

 

GLEBA

Padaria artesanal com moagem caseira

A concorrida padaria de Alcântara aposta na fermentação natural, do trigo barbela ao centeio verde transmontano, com moagem feita em casa, em mó de pedra.

Diogo Amorim, fundador da Gleba. (Fotografia: Gerardo Santos/GI)

Quer se trate do trigo barbela, do trigo alentejano, da broa de milho, do centeio verde transmontano ou com sabores, como o pão de uvas passas e canela, é transversal a dedicação de Diogo Amorim, que fundou, com apenas 21 anos, esta padaria de Alcântara, de longe uma das mais concorridas de Lisboa e uma das primeiras aberturas da chamada nova vaga de padarias artesanais. A moagem é feita em casa, em mós de pedra que Amorim mandou recuperar. Os seus pães, de fermentação natural, podem ser recolhidos no local, consoante reserva no dia anterior, ou recebidos em casa através das plataformas habituais. Nas redes sociais, vão sendo publicadas as novas variedades, a um ritmo semanal.

Gleba. Rua Prior Crato, 14 (Alcântara). Tel.: 966064697. Web: gleba-nossa.pt. Das 09h às 20h. Domingo, até às 15h. Não encerra. Preço: desde 3,89 euros/quilo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend