Santos Populares: Restaurantes de Lisboa e do Porto criam petiscos para o arraial em casa

(Fotografia de Elle Katie por Pixabay)
O projeto The Art of Tasting Portugal desafiou restaurantes de Lisboa e do Porto a criar um petisco inspirado nos sabores dos Santos Populares. Os pratos estarão disponíveis para take-away durante a semana do respetivo arraial de cada cidade.

Este ano, os arraiais de junho, mês dos Santos Populares, da sardinha assada e do manjerico, não saem à rua, mas podem muito bem ser celebrados em casa. A pensar nisso, o The Art of Tasting Portugal, uma plataforma focada na divulgação da gastronomia portuguesa, desafiou restaurantes de Lisboa e do Porto a assegurarem que os sabores da época chegam à mesa dos portugueses.

Cada um dos estabelecimentos que aderiu à iniciativa “Puxar a brasa à nossa… casa” criou um petisco inspirado nos produtos base das festas populares (sardinha, pimento, caldo verde, chouriço, broa, caracóis, etc), disponibilizando-o em regime take-away durante a semana do respetivo arraial.

Assim, em Lisboa, os petiscos estão disponíveis de 8 a 14 de junho, a propósito do Santo António, e no Porto acontece o mesmo na semana do São João, de 22 a 28 deste mês. Na compra do menu em take-away, o cliente recebe ainda de oferta uma cerveja Bohemia – parceira da plataforma The Art of Tasting Portugal – devidamente harmonizada pela equipa de sommeliers da Central de Cervejas. Mas o petisco também pode integrar a carta do restaurante para consumo no local.

Para já estão confirmados oito restaurantes em Lisboa, que começam a preparar os pratos já na próxima semana. Há empanadas de sardinha na Taberna da Rua das Flores, do chef André Magalhães; um trio de baos (bao de sardinha e pimentos, de porco com amêijoa e outro de bifana) no SÁLA, do chef João Sá; caracóis à algarvia na Taberna Albricoque; sardinha fumada, salada de batata e cebola avinagrada, espuma de caldeirada e coco no Attla; e muitos outros petiscos para montar o arraial em casa.

Mais informações e restaurantes que entretanto se juntem à iniciativa serão divulgados nas redes sociais do The Art of Tasting Portugal.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend