Junto à Sé de Lisboa há comida portuguesa com samba no pé

"Cevadoto de cogumelos", um dos pratos da carta do Santa. (Fotografia de Maria Mattos).
Comida portuguesa contemporânea com influências brasileiras é o que propõe o Santa, aberto junto à Igreja da Sé, em Alfama. Na cozinha está um jovem lisboeta com vasto percurso, iniciado num restaurante de duas estrelas Michelin.

David Anjos, 28 anos, formou-se em gestão e produção hoteleira na Escola de Hotelaria de Lisboa e rapidamente chegou ao duas estrelas Michelin Daniel Berlim Krog, na Suécia. Depois, passou por Amesterdão e decidiu voltar a Portugal, onde somou passagens pelo Alentejo e Lisboa, em casas como o Sheraton, Memo Príncipe Real, Via Graça e até na cozinha de bastidores do programa Pesadelo na Cozinha, da TVI.

Fruto de um trabalho de equipa com os sócios do Santa Danilo Dantas, brasileiro, e Renato Rosconi, italiano, David cozinha vários pratos inspirados no receituário português e acrescenta-lhes toques internacionais, com pendor para os sabores brasileiros. São disso exemplo o lombo de novilho com molho de feijoada, mandioca frita, farofa e ovo BT e a sobremesa “A Arte de Viajar”, composta por bebinca, sagu de doce de leite, chocolate cremoso e gelado de nata.

Entre os outros pratos, todos com uma apresentação contemporânea, destacam-se as moelas com tapioca e creme frèche; o ceviche de robalo com puré de abacate e lima; e o tártaro de lombo de novilho com gema de ovo e vermicelli frita, no capítulo dos snacks. Já nos peixes, vale a pena provar o salmão com salada cítrica e molho de côco e lima, cujas lascas se desfazem a cada garfada. Outro ponto a destacar é o facto de haver propostas veganas em todos os momentos do menu.

No Santa existe também um balcão de bar, a cargo do bartender Ulisses Henrique e de onde saem cocktails que se propõe reinterpretar os estilos clássicos. No total, o restaurante tem 50 lugares disponíveis, entre a sala e uma esplanada com vista para as ruelas de Alfama e a imponente Igreja da Sé de Lisboa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend