Junto à Sé de Lisboa há comida portuguesa com samba no pé

"Cevadoto de cogumelos", um dos pratos da carta do Santa. (Fotografia de Maria Mattos).
Comida portuguesa contemporânea com influências brasileiras é o que propõe o Santa, aberto junto à Igreja da Sé, em Alfama. Na cozinha está um jovem lisboeta com vasto percurso, iniciado num restaurante de duas estrelas Michelin.

David Anjos, 28 anos, formou-se em gestão e produção hoteleira na Escola de Hotelaria de Lisboa e rapidamente chegou ao duas estrelas Michelin Daniel Berlim Krog, na Suécia. Depois, passou por Amesterdão e decidiu voltar a Portugal, onde somou passagens pelo Alentejo e Lisboa, em casas como o Sheraton, Memo Príncipe Real, Via Graça e até na cozinha de bastidores do programa Pesadelo na Cozinha, da TVI.

Fruto de um trabalho de equipa com os sócios do Santa Danilo Dantas, brasileiro, e Renato Rosconi, italiano, David cozinha vários pratos inspirados no receituário português e acrescenta-lhes toques internacionais, com pendor para os sabores brasileiros. São disso exemplo o lombo de novilho com molho de feijoada, mandioca frita, farofa e ovo BT e a sobremesa “A Arte de Viajar”, composta por bebinca, sagu de doce de leite, chocolate cremoso e gelado de nata.

Entre os outros pratos, todos com uma apresentação contemporânea, destacam-se as moelas com tapioca e creme frèche; o ceviche de robalo com puré de abacate e lima; e o tártaro de lombo de novilho com gema de ovo e vermicelli frita, no capítulo dos snacks. Já nos peixes, vale a pena provar o salmão com salada cítrica e molho de côco e lima, cujas lascas se desfazem a cada garfada. Outro ponto a destacar é o facto de haver propostas veganas em todos os momentos do menu.

No Santa existe também um balcão de bar, a cargo do bartender Ulisses Henrique e de onde saem cocktails que se propõe reinterpretar os estilos clássicos. No total, o restaurante tem 50 lugares disponíveis, entre a sala e uma esplanada com vista para as ruelas de Alfama e a imponente Igreja da Sé de Lisboa.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua São João da Praça, 103 (Alfama), Lisboa
Telefone
218872359
Horário
Das 09h às 00h. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 30 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend