Sabor português com mão de chef no novo Real by Casa da Calçada, no Porto

O Real by Casa da Calçada ocupou o antigo café Garça Real, mesmo ao lado do Teatro Rivoli. (Fotografia: DR)
Com pastelaria caseira, pratos de autor que remetem para sabores tradicionais e uma garrafeira preenchida de vinhos de pequenos produtores, o Real by Casa da Calçada ocupou o antigo café Garça Real, na Praça D. João I, mesmo ao lado do Teatro Rivoli.

Agora sob a marca Casa da Calçada (hotel em Amarante onde se encontra o restaurante Largo do Paço, com uma estrela Michelin), o Real quer manter a ligação à cidade que o antigo café tinha. Assim, a sala de cafetaria – agora “café bistrô” – mantém preços acessíveis mas com uma oferta de pastelaria que aposta na produção da casa.

Além disso, o quiosque de jogos, logo à entrada, mantém-se. O restaurante, por onde se entra por outra porta, foi, como a cafetaria, completamente renovado, com muita madeira, tons quentes e um design discreto e clássico. À frente da cozinha deste irmão mais novo do Largo do Paço está Hugo Rocha que tinha já passado pelo restaurante de Amarante e que foi agora “resgatado” do estrela Michelin Antiqvvm, onde trabalhou com Vítor Matos.

Mas as estrelas não são objetivo para este Real, explica o chef. Aqui, aposta-se numa cozinha “portuguesa contemporânea”, com sabores que remetem mesmo para o tradicional, com apuramento de chef, como as entradas de barriga de atum com salada russa e a lula com manteiga de cabra e molho de alcaparras. Dos pratos principais, destaque-se o polvo à bordalesa com arroz de forno e o novilho nacional, com tubérculos assados e mostarda.

Quem quiser ter contacto mais “íntimo com os sabores do chef, saiba que está disponível uma mesa exclusiva com vista para a cozinha, para se pedir o menu de degustação, composto por cinco momentos (só com reserva prévia). Logo à entrada do restaurante está instalado um bar de cocktails, que serve tanto quem espera mesa para jantar como quem só quer mesmo beber um copo.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend