Sabor a mar em cada garfada: a nova casa de Noélia Jerónimo em Olhão

(Fotografia de Adelino Meireles)
Sobranceiro à Ria Formosa, habitat natural do cavalo-marinho que Olhão exibe com orgulho, o Marina com Noélia presta tributo ao marisco e peixe algarvios com o saber-fazer inconfundível da chef Noélia Jerónimo, cuja morada em Cabanas de Tavira tem uma recomendação Michelin.

Tem sido um vaivém fisicamente exigente para a chef Noélia Jerónimo, entre o restaurante que lhe deu fama e proveito em Cabanas de Tavira e a marina de Olhão, a quase 30 quilómetros de distância, mas o tom entusiasmado com que fala à Evasões, por telefone, não a deixa mentir: o Marina com Noélia, aberto este verão no piso térreo do Real Marina Hotel & Spa, tem sido um sucesso. “Estou muito feliz de ali estar e até para mim tem sido uma grande aprendizagem”, diz a chef secundada pelo residente Bruno Sousa, e que só consegue ir a Olhão na folga semanal.

Aplicando a receita da casa original, mas com pratos novos, Noélia realça novamente o sabor do peixe e marisco da Ria Formosa e do Atlântico, propondo uma leitura “de autor” das receitas tradicionais. E uma vez que se abastece no Mercado de Olhão, a poucos metros, o menu muda a um ritmo diário. “Só pelas entradas vale a pena ir”, afiança, podendo dar-se como exemplos o crudo de robalo, o ceviche de dourada com abacate e a canja de amêijoas e coentros, a dividir. “A ideia é que os clientes provem o melhor do mar à mesa e sintam a Noélia em cada garfada”.

O polvo com arroz de forno. (Fotografias de Adelino Meireles)

O Marina com Noélia é o novo reforço da restauração de Olhão.

O menu sugere também pratos como filetes de peixe-aranha com xerém ou açorda de bivalves, “um peixe esquecido que merece protagonismo”, segundo a chef, e vários arrozes, de bivalves, lingueirão, polvo e de robalo do mar com plâncton e algas. A emblemática raia-alhada à moda da localidade é outra das opções que dão forma à cozinha mediterrânica de Noélia Jerónimo. A parte doce passa por sobremesas tradicionais com toque de autor, como pudim Abade de Priscos e citrinos e uma mousse de chocolate com caramelo de azeite, entre outras. Prová-las todas é uma desculpa para voltar.

Equipado com uma esplanada com acesso direto para o exterior (e em breve adaptada ao frio) e uma sala decorada com antigas armadilhas de pesca artesanal e pinturas de artistas locais, o Marina com Noélia é um dos exemplos da nova aposta nas comidas e bebidas do grupo Real Hotels. O primeiro cinco estrelas de Olhão abriu em 2010 com 132 quartos e 12 suítes, piscina exterior, restaurantes e bares, spa com piscina interior, sauna, jacuzzi e ginásio. Tem também um parque infantil exterior, colado ao restaurante, e blocos de residências T0 a T3 pet-friendly.

A despedida doce, aquando da nossa visita.

O restaurante fica situado no piso térreo do Real Marina Hotel & Spa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend