Rota do Cozido Barrosão chega à Maia e prepara novas paragens pelo país

A primeira paragem da Grande Rota do Cozido Barrosão na região do Grande Porto é na Maia, entre 1 e 6 de fevereiro, e já há locais e datas confirmadas para os próximos meses.

Durante os próximos meses, diversos restaurantes vão receber a Grande Rota do Cozido Barrosão, uma iniciativa promovida pelos chefs António Dias e Vítor de Oliveira, dois defensores da gastronomia local de Terras de Barroso (Montalegre e Boticas). Depois do arranque em Montalegre, ainda em dezembro de 2021, e de uma primeira paragem no restaurante No Tacho, em Coimbra, em janeiro, o evento segue agora para a Maia, de 1 a 6 de fevereiro.

O menu especialmente dedicado ao cozido barrosão vai ser servido no restaurante Cutelo Velho, um negócio familiar de Paulo Pinhal com o chef Paulo Reis Santos ao comando. Por 25 euros por pessoa (bebidas à parte), incluirá couvert, folhado de alheira, leite creme salpicado e o cozido barrosão confecionado com diversas carnes fumadas, como cabeça de porco, barriga, pé e pernil, chouriço de abóbora, salpicão entremeado, sangueira e farinhota.

“Levamos a batata, a carne barrosã, os legumes e nos primeiros dias do evento, em que estamos presentes para dar apoio, damos uma pequena formação sobre os produtos e a confeção”, explicou à Evasões o chef António de Oliveira, dinamizador da Grande Rota do Cozido Barrosão em conjunto com António Dias. “Naturalmente, a entrada e a sobremesa do menu são sempre feitas de acordo com cada um dos restaurantes”, acrescentou.

Depois da da Maia, a rota estará na Mercearia na Tábua, na Nazaré (4 a 6 de março) e seguirá para o Pátio das Marias, uma mercearia de tapas no Porto (10 a 13 de março). A expetativa dos chefs é estar em Lisboa entre 16 e 20 de março. “Ainda esta semana vamos fechar mais 10 restaurantes [dos mais de vinte que irão participar]”, adiantou António de Oliveira. Braga, Penafiel, Trofa e Serra da Estrela também farão parte deste itinerário.

Se a vontade for provar o cozido no conforto de casa, é possível comprar um pack de carnes salgadas e fumadas nas proporções certas para uma refeição de quatro, oito, 12 ou 16 pessoas na loja online Cozido Barrosão, onde está também a receita devidamente explicada pelos chefs. Nos restaurantes aderentes à rota, os menus irão oscilar entre os 25 e os 25 euros por pessoa, sem bebidas. O vinho promovido no evento é de Montalegre.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend