Rodolfo Lavrador é a partir de agora o novo chef do restaurante Cura, distinguido com uma estrela do Guia Michelin, no hotel Ritz Four Seasons Lisboa, no Parque Eduardo VII. Sucede, assim, ao chef Pedro Pena Bastos, que recentemente anunciou a sua saída na rede social Instagram, ao fim de “cinco anos extraordinários” marcados por um grande trabalho de equipa e múltiplos reconhecimentos, como a estrela Michelin ganha ao cabo de um ano de abertura.
Agora, “Lavrador, profundamente enraizado nas tradições culinárias portuguesas, está preparado para fazer evoluir a abordagem do restaurante, mantendo o seu compromisso com os melhores ingredientes sazonais e com a sustentabilidade”, anunciou o hotel em comunicado, poucos dias depois de ser tornada pública a saída de Pena Bastos. Por isso, a essência do Cura mantém-se.
“A cozinha tradicional portuguesa é profundamente distinta, com aromas e sabores que toda a gente conhece”, diz Lavrador. “Estamos a captar a essência da nossa cozinha de uma nova forma, uma forma melhor, uma forma diferente – utilizando técnicas inovadoras e ingredientes frescos para elevar os sabores familiares. É aí que a magia acontece”, diz, citado no mesmo comunicado do hotel lisboeta.

(Fotografia: DR)
À frente de uma equipa de quase uma dúzia de cozinheiros, Rodolfo Lavrador pretende adotar “uma abordagem de mente aberta à liderança”. “A chave para a criatividade é manter a curiosidade sobre tudo o que nos rodeia, [por isso] encorajo a equipa a experimentar e provar constantemente novos produtos – flores, vegetais, novas fermentações e muito mais. Desbravar novos caminhos”, acrescenta o chef. A apoiar o chef neste novo capítulo está Marina Garcia, agora como sous-chef, e que faz parte da cozinha do Cura desde o início, em 2020, como sous-chef júnior.
Rodolfo Lavrador nasceu numa família de advogados e trabalhou no ramo antes de apaixonar pela cozinha. Passou por Madrid e Nova Iorque, onde se formou numa academia de culinária internacional, e trabalhou no Agern, um restaurante escandinavo com uma estrela Michelin. Em Londres, esteve no estrela Michelin Mãos, antes de regressar a Lisboa, como chef de cozinha no Ofício, um restaurante português contemporâneo.
O restaurante Cura dispõe de dois menus de degustação: um de cinco pratos e outro mais extenso, de dez pratos, que é “uma viagem aos sabores da cozinha portuguesa contemporânea”. Todos os menus têm opções de harmonização vínica e harmonização não alcoólica. A entrada faz-se pela Rua Rodrigo da Fonseca, em Lisboa. O espaço tem 28 lugares sentados e está aberto para jantar todos os dias, das 19h30 às 23h.