Réveillon: 12 jantares em Gaia, Porto e Lisboa para dizer adeus a 2020

Réveillon: 12 jantares em Gaia, Porto e Lisboa para dizer adeus a 2020
Via Graça
Em Lisboa, no Porto e em Gaia, vários restaurantes prepararam menus especiais para a despedida de 2020. Aqui estão doze sugestões de bons locais para ir jantar fora, na noite de 31 de dezembro.

The Yeatman, Gaia
Para a última noite do ano, o chef Ricardo Costa preparou dois menus distintos. No restaurante gastronómico do Yeatman, dono de duas estrelas Michelin, servem-se aperitivos e uma seleção de pratos dedicada à época festiva, com caviar, lavagante, vieiras, pregado do Mediterrâneo, trufa branca, leitão, kobe beef, ananás em diferentes texturas e uma sobremesa de cerejas, coco e pistáchio. O menu custa 350 euros, com harmonização vínica. Na sala de eventos, há cocktail de boas-vindas, música ao vivo e sete pratos, como o waguy com cebolinho, trufa e cheesecake. Este menu custa 260 euros, com vinhos. Rua do Choupelo, Gaia.

The Yeatman(Fotografia: DR)

 

Friends Kitchen, Gaia
É na sua ampla sala, com 500 metros quadrados, que o Friends Kitchen serve o seu jantar especial de fim de ano, a patir das 19h e até às 22h30. O restaurante do Holiday Inn Porto Gaia, irá apresentar um cocktail de boas-vindas, seguido de sauté de vieira em massa brick; tranche de garoupa braseada com sementes de sésamo, batata doce e espargos selvagens; filet mignon com cogumelos selvagens e um mil folhas de batata doce com infusão de trufa negra; e panacota de caramelo salgado com suspiros. O menu, acompanhado de uma seleção de vinhos, custa 110 euros por pessoa. Rua Diogo Macedo, 220, Vila Nova de Gaia.

Friends Kitchen

 

Raízes, Gaia
Para a despedida de 2020, o chef Duarte Batista preparou uma seleção de marisco de entrada, que se complementa com outras propostas, e o peixe assado com molho de alcaparras e estragão ou a perna de borrego com mostarda e alecrim para pratos principais. No final da refeição, as atenções voltam-se novamente para as sobremesas da autoria de Ricardo Tiago, chef pasteleiro do Boeira Garden Hotel Porto, onde se insere o Raízes, numa seleção que integra bolo ópera, floresta negra ou verrine de ananás e hortelã, entre outras sugestões. O jantar está disponível pelo valor de 150 euros por pessoa. Rua Teixeira Lopes 114, Vila Nova de Gaia

Raízes.

 

Enoteca 1756 x Romando, Gaia
Na Enoteca 1756 x Romando, com vista privilegiada para o Douro, a noite começa pelas 19h00, com serviço à carta e uma pista de dança com um DJ convidado. A reserva é obrigatória, pelo 222448501. Rua de Serpa Pinto 44B, Gaia.

Enoteca 1756. (Foto: Fábio Poço/GI)

 

Bom Sucesso Gourmet, Porto
O restaurante do Hotel da Música, no Porto, preparou um jantar de réveillon que pretende recriar o ambiente de um típico casino em Monte Carlo. O menu tem uma variedade de saladas, salgadinhos e marisco e um bisque de lagosta, uma garoupa com crumble e broa e um filet mignon envolto em bacon e molho de champanhe para os principais. O buffet de doces, queijos e frutas remata a noite, com direito ainda a espumante e uvas passas no final. O jantar custa 139 euros por pessoa, já com bebidas. Mercado do Bom Sucesso, Largo Ferreira Lapa, Porto.

Bom Sucesso Gourmet

 

Blind, Porto
O restaurante do Torel Palace Porto, aberto no início de março, preparou para a noite de 31 de dezembro o regresso da sua Blind Experience, onde se janta às escuras, despertando aromas, sons e cheiros com algumas suspresas, pelas 19h00. O menu, claro está, fica no segredo dos deuses, pelas mãos do chef Vítor Matos. O preço fica a 175 euros por pessoa, com harmonização vínica. Só há 25 lugares disponíveis. Rua de Entreparedes, 40, Porto.

Blind.

 

Belcanto, Lisboa
No restaurante que José Avillez abriu há oito anos, detentor de duas estrelas Michelin, o jantar de final de ano será baseado num menu surpresa de 12 momentos, que celebra as trufas brancas e as pretas, e que será acompanhado por uma seleção de vinhos. O valor do jantar é de 350 euros por pessoa. Rua Serpa Pinto, 10 A, Lisboa.

Belcanto, de Avillez (Foto: Orlando Almeida/GI)

 

Alma, Lisboa
Para a despedida de 2020, Henrique Sá Pessoa preparou um menu de oito momentos, com harmonização vínica. À welcome drink, junta-se snacks, o carabineiro com açorda e coentros, a barriga de atum com dashi de foie gras e algas, o pregado com cogumelos e castanhas, o borrego com lentilhas e couves, o sorvete de funcho e estragão e a pera com chocolate branco, miso e abóbora. Para brindar ao novo ano, a flute de champanhe também está assegurada no restaurante com duas estrelas Michelin. O menu custa 250 euros por pessoa. Rua Anchieta, 15, Lisboa.

Alma.

 

SÁLA, Lisboa
No restaurante do chef João Sá, o produto sazonal e nacional mantém-se como prioridade no jantar de fim de ano. À mesa, chegarão propostas como o lavagante glacé de castanha e bisque, e pombo royal, além de pairing vínico. O menu custa 190 euros, com bebidas, e pode ser saboreado entre as 19h30 e as 22h30. Rua dos Bacalhoeiros, 103, Lisboa.

João Sá, no Sála.

 

Via Graça, Lisboa
O renovado Via Graça, com uma vista privilegiada para Lisboa,celebra o último dia do ano com pratos de matriz nacional com um twist contemporâneo. Rissóis de berbigão à bulhão pato, croquetes com mostarda, presunto mangaliza, queijo da Serra gratinado, sapateira, percebes e camarão de espinho são algumas das entradas, às quais se seguem como pratos principais o bacalhau à Brás, o lombo de vaca e caviar, bochecha de porco preto e puré trufado, além de queijos regionais, papos de anjo, espumante, gelado de canela, areias e trufas de chocolate. O menu custa 175 euros com vinhos e 125 sem a harmonização. Rua Damasceno Monteiro 9b, Lisboa.

Via Graça

Sala de Corte, Lisboa
No restaurante liderado na cozinha por Luís Gaspar, morada obrigatória em Lisboa para quem goste de carne maturada, o menu de degustação de final de ano inclui bebida de boas-vindas, snacks, pithivier de rabo de boi, foie gras e castanha; a vaca barrosã 90 dias de maturação; batata, sour cream, presunto pata negra e trufa; o arroz de forno com enchidos de fumeiro; a banoffee pie, café e flute de champanhe. Com vinhos à mistura, o menu fica a 150 euros, ou a 120 euros sem o pairing. Praça Dom Luís I 7, Lisboa.

Sala de Corte

 

Cavalariça, Lisboa
O restaurante clássico da Comporta, que está em Lisboa em formato pop-up até março, preparou uma noite de festas com propostas como ostra, pêra fumada, endro; mil-folhas de batata e caviar; cogumelos e trufa preta; carabineiro, peixe selvagem, bisque; borrego, maçã, endívia; e tatin de ananás dos Açores, além do seu pão, focaccia e broa de centeio caseiros, para casar com a manteiga maturada, o azeite extra-virgem e o parfait de galinha e compota. A abertura do champanhe será às 22h, num brinde à egípcio, já que a essa hora se entra no novo ano no Cairo. O menu custa 85 euros, sem vinhos, e também se prova na noite de dia 31 no espaço homónimo da Comporta. Rua da Boavista, 86, Lisboa.

 

Cavalariça




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend