Restaurantes de Lisboa reabrem com menus mais curtos e acessíveis

Azevia, ervilhas e chouriço, um dos pratos dos menus de degustação do Alma, de Henrique Sá Pessoa. (Fotografia: DR)
Alguns restaurantes de fine dining estão a encurtar os menus de degustação para se adaptarem aos bolsos dos portugueses e permitir que os clientes não tenham de ficar muitas horas à mesa.

GEOGRAPHIA

O restaurante de Santos que ergue a bandeira da gastronomia lusófona reabre e reage aos novos tempos com novidades no menu e descontos na carta, numa campanha veranil associada às viagens: quantos mais carimbos tiver o passaporte de um comensal, maior a percentagem que será retirada ao valor dessa refeição.

O espaço vizinho do Museu Nacional de Arte Antiga está agora mais amplo e inaugura zona de esplanada, e tem novos pratos para provar. São eles os bolinhos de feijoada com geleia de malagueta (um piscar de olho ao Brasil), o peixe braseado com molho de moqueca da Guiné Bissau ou a salada asiática, que junta legumes, verduras e sementes que remetem para viagens em Goa, Macau ou Timor Leste. A cada prato, uma viagem.

 

Geographia
Rua do Conde, 1 (Santos)
Tel.: 213960036
Web: restaurantegeographia.pt
Das 19h00 às 23h. Sábado, das 12h30 às 15h30 e das 19h às 23h. Encerra domingo.
Preço médio: 25 euros

 

ALMA, LISBOA

A natureza do fine dining levou a que Henrique Sá Pessoa abrisse primeiro casas como o Cais da Pedra e o Tapisco, e só depois, a 26 de maio, o seu duas estrelas Michelin do Chiado. Ainda que a ideia tenha sido encurtar os dois menus de degustação já existentes, tornando-os mais rápidos e baratos, de forma a criar uma “experiência não tão demorada”, que não implique “estar num restaurante durante três ou quatro horas”, explica o chef. A qualidade do produto e a inspiração mantêm-se, até porque “o Alma vai muito de encontro ao que faz sentido neste momento, uma cozinha de memória e que apela às nossas raízes gastronómicas”, acrescenta Sá Pessoa.

Tanto no menu Alma (com clássicos do chef) como no Costa a Costa (com peixe e marisco da nossa costa), os snacks e amuse bouche foram encurtados e dividem-se agora em seis momentos cada. No primeiro caso, continuam a servir-se o foie gras salteado com maçã, granola, beterraba e café; o bacalhau (parecido ao Brás) com gema confitada, puré de cebola e salsa; ou o leitão confitado com grelos, cebola acidulada e jus de pimentas. No segundo menu, brilham propostas como caldeirada de peixe e marisco; o salongo com abóbora, massa de pimentão e pinhão; ou o sorvete de yuzu com algas cristalizadas e curd cítrico.

(Fotografia: DR)

 

Alma
Rua Ancieta, 15 (Chiado)
Tel.: 213470650
Web: almalisboa.pt
Das 12h às 16h e das 19h às 23h. Encerra segunda.
Preço: menus de degustação a 120 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend