Refugiados sírios já inauguraram restaurante em Arroios

O Mercado de Arroios ganhou esta terça-feira, dia 19, mais um espaço de gastronomia: o restaurante que junta várias famílias de refugiados sírios, que dão a conhecer a comida do Médio Oriente.

Kabseh, kibe, babaganoush, hummus, zaatar e saj são algumas das palavras que os portugueses podem adicionar ao seu dicionário gastronómico, a partir desta terça-feira, 19 de setembro. A data marca a inauguração do restaurante Mezze, cuja equipa é constituída principalmente por refugiados sírios, a viver em Portugal.

É num dos espaços do Mercado de Arroios, com vista e porta para a rua, que vão estar Shiraz, Fatima, Mouna e Rafat a partilhar a cozinha do Médio Oriente. O espaço é simples, com algumas imagens da Síria e livros nas prateleiras e, claro, uma mesa comprida a lembrar que esta gastronomia é feita de partilha. É exatamente daí que vem o nome do restaurante, Mezze, palavra que resume os petiscos partilhados à mesa, durante uma refeição.

Através do balcão vai ser possível ver a equipa a preparar a massa frita recheada com carne do kibe, a pasta de beringela conhecida por babaganoush e o recheio de tomilho do pão achatado saj.

O projeto de inclusão social é apoiado e desenvolvido pela Pão a Pão, composta por três portuguesas e por uma estudante síria, Alaa Alhariri, que deu nome à associação quando lhe perguntaram o que mais sentia falta da sua terra. A resposta era o pão.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Angela Pinto Loja 22/23, Mercado de Arroios
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30. Encerra domingo e segunda.
Custo
(€) 20 euros


GPS
Latitude : 38.7352595
Longitude : -9.132670200000007

Leia também:

Provar ‘chicken and waffles’ num miradouro secreto de Lisboa
Três restaurantes com estreia marcada em Lisboa
Versailles vai ter uma geladaria



CONTEÚDO PATROCINADO