Já abriu a nova pizaria de Chakall com cocktails poéticos

O chef Chakall, Miguel Tojal (da empresa de consultoria de bar Ás de Copos) e o pizaiolo Roberto Mezzapele inauguraram este mês dois novos espaços de restauração em Marvila: o Refeitório Senhor Abel e o Heterónimo Baar, com pizas artesanais e cocktails de autor.

Pizas sicilianas artesanais feitas com massas de fácil digestão e cocktails de autor são os ingredientes principais dos dois novos espaços abertos este mês no coração de Marvila, na zona oriental de Lisboa, onde funcionaram os antigos Armazéns Abel Pereira da Fonseca. Os responsáveis por esta nova aposta são o chef Chakall e Miguel Tojal, os mesmos que tornaram o El Bulo (na porta ao lado) um dos restaurantes mais badalados da cidade.

«Marvila está a ter uma revolução inacreditável, faltam propostas gastronómicas e eu sempre quis ter uma pizaria», contou Chakall à Evasões durante a inauguração do Refeitório Senhor Abel, quarta-feira, 6 de dezembro, ao final da tarde. Na hora de formar a equipa, o chef argentino convocou os melhores, neste caso, o pizaiolo acrobata Roberto Mezzapele, com 20 anos de experiência.

«Comecei a trabalhar numa das pizarias do meu pai, na Sicília, com 14 anos», recordou o pizaiolo que há seis meses aterrou de malas e bagagens em Lisboa, vindo de Berlim em resposta ao desafio de Chakall. Nada que seja estranho às suas rotinas, tendo já passado por diversos países como o Dubai, Suíça, Inglaterra, Espanha e Alemanha.

Conjuntamente com os seus colegas, Roberto formou a Acrobatic Pizza World, com o objetivo de promover uma especialização na feitura de uma massa mais saudável através da confeção, fermentação, maturação e cozedura de massas sem glúten e vários tipos de farinha de mais fácil digestão. Os tipos de massa que trouxe, precisamente, para o Refeitório Senhor Abel.

A carta tem 11 pizas feitas com massas maturadas entre 36 e 48 horas, mas quem quiser pode pedi-las com as massas «especiais», feitas com sete cereais, carvão vegetal, gengibre e cânhamo (vai estar disponível em breve). Há ainda seis «pizas brancas» e três opções sem glúten (recomenda-se pedir com marcação prévia), além de outras sugestões preparadas por uma nutricionista.

Entre as pizas, calzones e carpaccios que também figuram na ementa, o convite passa igualmente por fazer uma harmonização com cocktails, esses elaboradas pelo chef de bar Sandro Pimenta – um dos quatro melhores bartenders do país – e Miguel Tojal no Heterónimo Baar, que surge na porta ao lado (e está acessível também por uma passagem interior).

Nesse espaço, que conserva o balcão original da taberna que funcionava nos armazéns Abel Pereira da Fonseca, pode-se experimentar até 10 cocktails de autor, sendo que a carta vai sofrer evoluções nos próximos três meses, adiantou Miguel Tojal, responsável pela consultoria criativa dos novos projetos. Quem preferir vinho também o tem, incluindo o Casa Abel, feito por familiares daquele que foi um dos maiores empresários lisboetas durante o século XX. Hoje, nunca a pergunta «Vamos ao Abel?» fez tanto sentido.

 

Refeitório Senhor Abel/Heterónimo Baar
Praça David Leandro da Silva, 4-6 (Marvila), Lisboa
Tel.: 218688023
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00 (restaurante); das 12h00 às 02h00 (bar). Encerra terça-feira e quarta-feira ao almoço (restaurante); Encerra segunda e terça (bar)
Preço médio: 20 euros (restaurante); cocktails de 5 a 12 euros; copo de vinho a 3,50 euros (bar)

 

Leia também:

Oito pizarias com forno a lenha na cidade de Lisboa
Musa: Cerveja rock n’ roll nasceu no bairro de Marvila
El Bulo: as origens de Chakall transpostas para a mesa