Receita do bolo de chocolate, avelã e baunilha de Mafalda Agante

O bolo de chocolate, avelâ e baunilha é um dos doces que Mafalda Agante ensina a fazer no seu novo livro, "Doce e (Mais) Saudável". Fotografia: DR
Mafalda Agante, a doceira por detrás da marca “Há alguém mais gulosa do que eu?”, tem novo livro. Em “Doce e (Mais) Saudável”, ensina a fazer bebidas, bolos e sobremesas com ingredientes alternativos ao açúcar branco e à farinha de trigo. Eis a receita do seu bolo de chocolate, avelã e baunilha, sem glúten.

Bolo de chocolate, avelã e baunilha
Ingredientes
3 ovos
200 g de açúcar mascavado escuro
100 ml de leite
100 g de chocolate negro
100 g de farinha de aveia sem glúten
100 g de farinha de avelã
50 g de manteiga ou 50 ml de azeite
35 g de creme de avelã e cacau biológico
25 g de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó sem glúten
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódioPreparação
Pré-aquecer o forno a 175° C. Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater os ovos com o açúcar e a manteiga. Derreter o chocolate no micro-ondas e adicionar à massa com o creme de avelã e cacau. Misturar o leite e a baunilha. Envolver os restantes ingredientes. Verter na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.

Fotografia: DR

“Espelho meu, espelho meu, há alguém mais gulosa do que eu?”, escrevia Mafalda Agante quando publicava nas redes sociais fotografias de doces, a sua paixão. A pergunta continua atual, mas a doceira tornou-se mais exigente e avessa a aditivos alimentares, produtos processados repletos de intensificadores de sabor, corantes, conservantes, espessantes e emulsionantes. Isso mesmo explica no seu terceiro livro, “Doce e (Mais) Saudável”, que reúne dezenas de receitas saborosas e coloridas, feitas com ingredientes alternativos ao açúcar refinado e à farinha de trigo, algumas delas veganas ou desprovidas de lactose.

Nas primeiras páginas desta nova edição, Mafalda Agante apresenta várias alternativas aos açúcares refinados (como o açúcar de coco, o xarope de agave, o xilitol ou as tâmaras) e à farinha com glúten (das farinhas de frutos secos às farinhas de milho ou de arroz integral), ressalvando que esses ingredientes podem ser substituídos por outros. Há capítulos dedicados a propostas de pequeno-almoço, lanche ou para piquenique, receitas rápidas, doces de inspiração tradicional e doces para festividades. Além de ensinar a preparar bolos, sobremesas, panquecas e broinhas, a autora partilha receitas de bebidas, como chá gelado.

O livro “Doce e (Mais) Saudável” conquistou o prémio de melhor livro português na categoria “Desserts & Pastry” e está na final do prémio “Best in the World” no concurso “Gourmand World Cookbook Awards 2021”, marcada para 5 de junho, em Paris, lê-se em comunicado. Atualmente, a marca “Há alguém mais gulosa do que eu?”, além de blogue, é uma aplicação móvel, uma rubrica semanal na RFM, um canal no YouTube e uma empresa de consultoria gastronómica e catering – sem esquecer, claro, os livros.

“Doce e (Mais) Saudável”, de Mafalda Agante
Oficina do Livro
144 páginas
PVP: 16,50 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend