Quatro restaurantes de autor a conhecer no Minho

O restaurante Louro. em Viana do Castelo, é conduzido por uma equipa jovem que vai beber às tradições gastronómicas da região. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
Com raízes na cozinha e saberes tradicionais, estes chefs apresentam e representam a nova gastronomia minhota.

# Louro | Viana do Castelo
Dois jovens empreendedores, Ana Afonso e André Campelo, estão ao comando deste novo restaurante gastronómico na aldeia ribeirinha de Torre, em Viana do Castelo, que vai beber ao receituário regional, dando-lhe uma lufada de modernidade. É o caso das Meias Luas à Louro, uma reinterpretação de um doce típico de Viana, acompanhado por um subtil gelado de sementes de abóbora, um dos exemplos de como Ana e André procuram diminuir o desperdício no restaurante.

 

# A Cozinha por António Loureiro | Guimarães
No primeiro restaurante com estrela Michelin da cidade-berço, o chef António Loureiro honra a tradição trabalhando-a de forma inovadora e com respeito pelo ambiente. Os produtos que a natureza dá em cada estação são aproveitados ao máximo, e recentemente o cozinheiro decidiu ir mais longe e criar um menu “km zero”, com ingredientes de proximidade, que são produzidos totalmente em Guimarães, ou num raio máximo de 50 km ao redor do concelho.

Para a reabertura d’A Cozinha, o chef António Loureiro criou um novo menu focado na proximidade. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

 

# Ferrugem | Vila Nova de Famalicão
O Minho é a grande fonte de inspiração do chef Renato Cunha, que se propõe a contar “uma nova história” da rica cozinha minhota, apresentando-a de forma mais contemporânea. O Ferrugem abriu em 2006, após a reabilitação de um antigo estábulo do século XVIII, na freguesia de Portela. Ali, o cozinheiro trabalha com produtos orgânicos e marcadamente portugueses, privilegiando os que sejam autóctones e de uma agricultura sustentável.

 

# Turismo | Barcelos
A cozinha de autor, assente numa base tradicional, do chef Miguel Morgado é um dos cartões de visita do Turismo – a par da receção calorosa do anfitrião, Jorginho -, que tem na consistência um dos seus maiores trunfos. Aos clássicos, que já não arredam pé da ementa, como é o caso da perna de polvo no forno com batata migada, o chef vai juntando novas reinvenções, e na sala Refúgio abre alas à criatividade em menus de degustação que são sempre uma surpresa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend