Publicidade Continue a leitura a seguir

Propostas (e novidades) para todas as horas no WOW, em Gaia

A esplanada da praça central do WOW. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os restaurantes do World of Wine estiveram a funcionar apenas cerca de meio ano, antes de fecharem devido ao novo confinamento. As esplanadas, entretanto, começaram a reabrir, e na segunda-feira, as salas dos restaurantes deste quarteirão cultural em Gaia, projeto do grupo The Fladgate Partnership, também reabriram.

Uma das novidades é o espaço T&C – cuja sigla remete para Thomson & Croft -, que reabriu a sala, pela primeira vez, na segunda-feira, dia 19 de abril. Numa renovada cave de vinhos, onde, sob arcadas em pedra, pipas enormes acolhem agora pequenos grupos no seu interior, provam-se pratos portugueses com um toque de reinvenção. Destaca-se a francesinha com um molho intenso, mas pouco picante, enriquecido com vinho do porto, a suave dourada com migas de feijão-frade e grelos, o bacalhau com broa e o bife com batatas fritas T&C. A esplanada, adornada com uma fonte de água, flores e uma árvore de fruto é intimista e bem pitoresca.

Já na praça central do WOW é a vista desafogada sobre o Douro e a Ribeira do Porto que surpreende. O que explica o nome do restaurante VP, cujas iniciais remetem para “vista privilegiada”. A aposta é na cozinha tradicional portuguesa, em pratos como alheira de Mirandela, amêijoas do Algarve, arroz de pato e alguns pratos partilhados com a carta do T&C, e no brunch, servido ao fim de semana, e que acaba de regressar, com novidades. Entre elas, contam-se o burrito de pequeno-almoço, com ovo mexido, abacate, tomate, cogumelo portobello e queijo cheddar, as panquecas e a opção “free flow”, que permite pedir as bebidas que se quiser, durante duas horas. Opções que se juntam assim aos bagels, french toast, waffles, cocktails, bebidas de café, e pratos mais consistentes, como hambúrguer de novilho, salmão grelhado e risotto de cogumelos.

Do outro lado da praça, encontra-se o Golden Catch, um espaço dedicado ao peixe. A sopa rica, um apaladado caldo de peixe, abre caminho para os pratos principais, que põem em destaque o bacalhau, o polvo, o tamboril, entre outros pescados, que emparelham com uma seleção de batatas, preparadas de oito maneiras diferentes.
Ao lado, fica o Root & Vine, focado na cozinha vegetariana. Da carta, que permite adicionar peixe a qualquer prato, sobressai o húmus de beringela, a cremosa burrata e o surpreendente risoto de beterraba, com endívia, pak choi e parmesão.

CARTAS DE VINHOS
Estão desenhadas para harmonizar com as propostas de cada restaurante, e a divisão foi feita não por região, como é habitual, mas por “perceção sensorial”, para “facilitar e democratizar o consumo de vinho”, explica Priscila Haddad, head sommelière do WOW.