Prémios Mesa Marcada regressam a 30 de janeiro

Os Prémios Mesa Marcada regressam a 30 de janeiro. (Fotografia: DR)
Os melhores restaurantes e chefes do ano serão anunciados numa cerimónia que reunirá várias personalidades da gastronomia portuguesa.

A 14ª edição da cerimónia dos ‘Prémios Mesa Marcada’ regressa a 30 de janeiro, num encontro que será também uma celebração da cozinha nacional. A iniciativa, criada por Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do site de gastronomia Mesa Marcada, elege o ranking anual dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal.

A cerimónia, que terá lugar na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, pelas 18h30, depois de dois anos de edição online devido à pandemia, regressa ao seu formato presencial, voltando a reunir várias personalidades da gastronomia portuguesa. “A eleição contou, uma vez mais, com a participação de chefes de cozinha e outros profissionais ligados à restauração e hotelaria, bem como jornalistas, críticos, bloggers e gastrónomos conhecidos no meio, num total de 235 jurados, o que constitui uma das maiores votações de sempre”, lê-se em comunicado.

À imagem dos anos anteriores, o ‘Prémio Especial Cutipol Carreira 2022’ e o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano 2022 foram divulgados antecipadamente. O primeiro, distinguiu o chef Paulo Morais, que recentemente recebeu uma estrela Michelin para o Kanazawa, restaurante em Algés que chefia desde 2017; enquanto que o segundo premiou o produtor de sal Salmarim. Ambos foram os mais votados pelo painel de 25 chefes de cozinha, que em seu nome ou do restaurante, integraram o Top 10 ou venceram um dos prémios especiais do Mesa Marcada dos últimos cinco anos.

“Os Prémios Mesa Marcada caracterizam-se – e diferenciam-se – por resultarem da votação de um painel de jurados de mais de 230 pessoas, o qual constitui uma boa amostra do nosso meio gastronómico, e não das escolhas pessoais dos autores do site. Mesmo em alguns Prémios Especiais, mais direcionados para setores específicos, conseguimos ter painéis de profissionais e de gastrónomos com mais de 20 pessoas em que nem sequer votamos. Assim, julgo que os prémios têm acompanhado bem as tendências da restauração nacional e são uma boa maneira de ver a grande evolução que ela teve nestes últimos 13 anos”, considera Duarte Calvão.

A lista completa de todos os votados será publicada no site Mesa Marcada. E os vencedores da edição anterior (2021) podem ser consultados aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend