No 4º piso do hotel The Rebello, na marginal de Vila Nova de Gaia, o Bello Rooftop combina uma vista priveligiada sobre o rio Douro, coroado pela ponte D. Luís I, com uma carta de petiscos e bebidas para todas as horas, mas especialmente apetecíveis sob a luz dourada do final de tarde.
Para este verão, o chef André Coutinho – responsável pelos espaços de restauração do hotel – criou um conjunto de propostas inspiradas nos países embaixadores das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, convidando a fazer uma viagem pelo globo através de pratos como o ceviche peruano, os tacos de birria mexicanos, ou o kibe com molho de iogurte e especiarias, que nos transporta para a Jordânia.
Os queijos e enchidos italianos, o pastel de vento com carne de sol do Brasil, os kati rolls indianos, com butter chicken, e as gambas Sichuan da China completam a volta ao mundo no prato. Mas a viagem não se fica por aqui. E porque a vista também convida a beber um copo, a lista de cocktails e mocktails foi reforçada com novas misturas de assinatura que revisitam igualmente as maravilhas mundiais (as modernas e as da antiguidade). As bebidas “combinam os licores e destilados mais emblemáticos dos países de origem destas construções com frutas, ervas e especiarias locais”, informa Diogo Magalhães, diretor de F&B do hotel.
A Grande Muralha da China, por exemplo, é homenageada num cocktail fresco e aromático, que junta gin, oolong, líchia e pitaya. Já o Cristo Redentor evoca os sabores brasileiros numa mistura de cachaça, catuaba, goiaba e lúpulo. E o clássico pisco peruano é combinado com ruibardo, citronela e frutos vermelhos, numa celebração da histórica cidade de Machu Picchu.
Além destas novas propostas de comer e beber, a carta do Bello Rooftop também integra outras sugestões como saladas, hambúrgueres e pizas napolitanas. Ao domingo, a oferta habitual é substituída pelo Brunch & Beats, que junta o menu de brunch ao som de um DJ convidado.
Pratos de partilha no Pot&Pan
No restaurante Pot&Pan, no piso térreo do hotel, a viagem regressa a Portugal. Desde sempre focada no receituário tradicional e de conforto, para esta temporada, a carta traz mais pratos de partilha, como o leitão assado, o robalo ao sal (servido com arroz malandro de camarão e coentros), ou o arroz caramelizado de costela mendinha, uma reinterpretação do chef André do socarrat basco. Este pratos servem, pelo menos, quatro pessoas, e devem ser encomendados com um mínimo de 24h de antecedência.
Outro prato popular da cozinha portuguesa que o chef apresenta – trabalhado com alguma modernidade – é um frango de churrasco, servido em travessa de inox, como manda a regra, e acompanhado por um puré de raiz de salsa, cebola caramelizada e chips.
O Pot&Pan está aberto todos os dias ao jantar, entre as 19h e as 23h. E o Bello Rooftop abre portas às 12h, prolongando o serviço até às 24h.