Telma e Pedro mudaram de vida e decidiriam há cerca de cinco anos fixar-se em Moita dos Ferreiros, entre Bombarral e Lourinhã. Estão como peixe na água, Telma na cozinha e Pedro na sala. Os seus três filhos vão oficiando e ajudando na azáfama considerável do quotidiano. Em boa hora o fizeram, dado o talento gigante de Telma e a simplicidade desarmante das suas criações culinárias. Pedro confessa que não tem saudades do vaivem de outrora entre casa e o mercado abastecedor de Lisboa, que fica ali perto. Somos nós os beneficiários desta mudança.
Nos dias de semana, há uma grande variedade de pratos ao nosso dispor ao almoço e não hesito em recomendar fortemente a caldeirada de peixe, autêntico sonho que nos faz sonhar. As pataniscas de polvo de Telma são gloriosas e saborosas, sequinhas como convém e de fritura bem firme. Mas a mão de vaca com grão é de tal nível que nos faz pousar os olhos e o coração nos pratos de carne. A oferta é copiosa. Há uma feijoada à transmontana de incrível equilíbrio, sem excessos. Faz-se um pernil no forno de grande nível, cozedura irrepreensível e as vezeiras gorduras que encontramos na maioria dos restaurantes aqui estão bem domadas e devidamente reduzidas.
Telma faz um arroz de cabidela de ir às lágrimas, proteína perfeita e o caldo vencedor em qualquer parte. Ainda neste capítulo há um rabo de boi estufado que converte toda a gente. Desfaz-se na boca e tem os temperos do céu. O fim de semana revela pratos mais vagarosos que já têm adeptos firmes e fervorosos. Polvo à lagareiro e bacalhau à minhota são conquista garantida e uma maravilha de bife com molho de aguardente DOC Lourinhã é pura sedução. Telma aproveita para produzir o maravilhoso cabrito assado no forno com arroz de miúdos, com que ficamos a sonhar até ao fim de semana seguinte. À quarta há cozido à portuguesa de grande riqueza e profundidade de sabor e não conseguimos parar de comer e querer mais. Passarinho é a alcunha de Pedro e claro que há frango à passarinho feito a preceito. Gloriosas as sobremesas, todas de recorte eminentemente caseiro. Apetece vir para aqui viver. Votos de bom ano para todos nós!
Longitude : -8.2245