Prato do Dia: simplicidade na Churrasqueira D. Pedro, em Odivelas

Churrasqueira D. Pedro (Fotografia DR)
Produz-se aqui uma grande massada de cherne e à sexta há arroz de lingueirão de grande nível. As carnes e o frango assado estão no ADN da casa e fazem-lhe boa justiça.

Este restaurante colocou a Ramada no mapa, tanto em termos geográficos como culinários. Rapidamente nos deslocamos por via rápida e nos sentamos à mesa. O protagonista de toda a acção é Pedro Ferreira e é por ele que a horda epicurista se concentra na sua casa. A actividade de churrasqueira iniciada por Dionísio Ferreira, pai de Pedro deu lugar a um restaurante de pleno direito. É além disso palco frequente de produtores de vinho de todo o país que escolhem o espaço para apresentar publicamente as novidades. Mas sobretudo gostamos de estar aqui e de aqui voltar.

As entradas são de grande simplicidade mas feitas a partir de produtos de qualidade distintiva. O pratinho de queijo da Ilha de 12 meses de cura e a tábua de chourição ibérico são óptimos começos de refeição e podemos – devemos – juntar finas e saborosas fatias de presunto Pata negra. Nas entradas quentes há alheira de caça de gabarito. Saem da grande cozinha gambas al ajillo que pedem vinho a condizer. E as vezeiras amêijoas à Bulhão Pato são fresquíssimas e sempre oportunas.

Os pratos principais de peixe convencem bem. Bacalhau à Brás bem executado, com o ovo bem macio. Polvo à lagareiro de fazer crescer água na boca. E chocos frescos e carnudos, a oferecer-se à mastigação suave. Produz-se aqui uma grande massada de cherne e à sexta há arroz de lingueirão de grande nível.

As carnes e o frango assado estão no ADN da casa e fazem-lhe boa justiça. Serve-se além disso um coelho desossado grelhado que confesso que me viciou pela brandura e tenrura. Não existia outrora e agora é muito bem vindo. As costeletas de borrego fritas ou grelhadas foram escolhidas a dedo e processadas de forma sublime. E há uma espetada de vitela com camarão que aconselho vivamente. É um óptimo início, do muito que há a descobrir.

As sobremesas são bem feitas e variadas, mas a tarte de amêndoa é francamente sedutora. Nunca se come apenas uma fatia ou então leva-se para casa uma tarte inteira. Recomendo também as farófias, aqui são feitas por mão segura e talentosa. E recomendo a visita recorrente a este grande templo.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
R. Álvaro de Campos 1, Loja 1 2620-258 Ramada
Telefone
219 342 833
Horário
12h-15h, 19h-22h Fecha: Domingo e Segunda
Custo
() Preço médio: 22 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend