Explorando a vertente petisqueira do Burro Velho, damos, entre outros, com um belíssimo queijo de Nisa com mel e amêndoas que atestam de esperança a alma de qualquer intrépido descobridor. Outra entrada irresistível é a morcela de arroz grelhada com doce de abóbora. Deliciosa e sempre oportuna.
Fica-se fã das bochechas de bacalhau à Bulhão Pato pelo arrojo e pela novidade. Não faltam os proverbiais pastéis de bacalhau, feitos a preceito e muito saborosos. E fazem-se aqui cogumelos ditos à espanhola, salteados em azeite, alho, cebola e pimentos. Passamos à secção dos petiscos e a voracidade declara-se. Sou adepto fervoroso de iscas de fígado e aqui serve-se a iguaria de vaca grelhada, a que me entrego sem qualquer hesitação. Adoro a linguiça frita com cogumelos, que se explora de forma suprema com pão ao lado. O pica-pau de porco ibérico de Bruno Monteiro é guloso e desperta vontade de repetir muitas vezes. É isso de resto que faço.

(Fotografia de Maria João Gala)
E os ovos rotos deste burro velho transportam-nos para o espaço sideral. Os pratos de peixe são variados e ricos. Destaco à cabeça o incrível arroz de peixe à casa, feito com a assessoria inefável de camarão e lagosta. Atenção ao arroz de polvo que aqui se prepara, caldoso e saboroso como se espera mas quase nunca se tem. O polvo é mesmo especialidade da casa, a atestá-lo está o polvo à lagareiro, interpretação muito feliz da vocação marítima de todo o português.
Nas carnes, estão criadas todas as condições para a perdição, com um fantástico bife à Burro Velho, servido com arroz de legumes e batata frita no topo das preferências.

(Fotografia de Maria João Gala)
Faz-se um palão, naco de vaca grelhado com batata frita, legumes e salada de laranja que nos faz sentir que estamos no sítio certo. E há um talhão de borrego com arroz de legumes e batata frita que nos catapulta para a estratosfera.
Nesta fase da refeição, já nós estamos perto do nirvana e mesmo assim não resistimos ao doce da casa, que consiste de uma concha de amêndoa com doce de ovos e gelado de limão. Além de original, é mesmo muito bom. Igualmente desafiante e doce alternativa é o crumble de maçã e pera, com gelado de baunilha. Preferindo a simplicidade, a opção correta é a baba de camelo especial, feita com natas, amêndoa e café. Perdição garantida, neste lugar abençoado.
Burro Velho
Rua Nossa Senhora do Caminho, 6-A, Batalha
Tel. 244 764 174
Das 12h às 15h e das 19h às 23h
Fecha: Domingo
Preço médio: 28 euros