Prato do Dia: o sal como fio condutor do Xtoria, em Setúbal

O restaurante fica perto da Avenida Luísa Todi. (Fotografia de Paulo Spranger)
O chef brasileiro Leonard Conral lidera a cozinha do Xtoria, em Setúbal, e a genial e magnética Rute Neto gere com particulares charme e sensibilidade uma casa feita de surpresas e regozijo, de onde se sai com a sensação clara e definida de voltar em breve.

Setúbal tem muita sorte por várias razões. Primeiro porque está a conseguir congregar gente nova com vontade de criar empresas inovadoras, depois porque está a saber atrair talento culinário de primeira linha, e finalmente porque tem um mar abençoado. O Xtoria – diz-se “estória” – corporiza tudo isso e é inevitável a visita recorrente. Fica ao fundo da majestosa Avenida Luísa Todi, e reserva muitas surpresas de tecno-emoção a quem se aproxima e ousa sentar-se a uma das bonitas mesas. O chef brasileiro Leonard Conral lidera a cozinha e a genial e magnética Rute Neto gere com particulares charme e sensibilidade uma casa feita de surpresas e regozijo, de onde se sai com a sensação clara e definida de voltar em breve.

Para aquilatar a força da inovação que grassa nesta casa especial, pomos os olhos e o palato na maravilhosa entrada de Ovo, Puré de cebola caramelizada e Coalhada, ou Cavala marinada em mel de alho fermentado e Soja são entradas cândidas, talento directamente vertido em solução gastronómica de puro prazer.

(Fotografia de Paulo Spranger)

Avançamos para os pratos principais e somos atraídos pelo Peixe da nossa costa, puré de Couve Flor, Laranja bitter e Queijo de cabra. O peixe varia consoante o mercado, mas a criatividade e a surpresa são ingredientes fixos e bem firmes. Rendemo-nos aos pratos do chef que são genuinamente multi-proteína, como de resto vamos perceber ao longo da refeição. Que não se pense contudo que a simplicidade não é o mote do Xtoria. Ainda tenho bem presente na memória o lombo de mertolenga, couve recheada com arroz e fumeiro, uma espécie de hino à sustentabilidade. E recordo com carinho a Pintada, torta de milho e kimchi, que me transportou a um mundo superior e imponderável, através de manipulação simples de ingredientes. Desarmante, a propósito o extraordinário risoto de limão e curcuma, inscrito entre os diversos pratos vegetarianos da carta e que todos vegetarianos ou não, deviam conhecer. As sobremesas seguem rumo semelhante ao dos pratos principais, criatividade condimentada com muita simplicidade. Quem mais poderia ter criado um parfait de queijo de Azeitão e chocolate branco? E uma panacota de aveia e fogaça? Ou ainda texturas de melão e presunto, com espuma de sal? O sal é o ingrediente chave do novo menu do Xtoria e esta sobremesa é mesmo a melhor iniciação. Perca-se na Luísa Todi, Encontre-se no Sal!

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Guilherme Gomes Fernandes, 17, Setúbal
Telefone
961284144
Horário
Das 12h30 às 15h; e das 19h30 às 23h. Encerra domingo e ao almoço de segunda e terça.
Custo
(€€) Preço médio: 24 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend