Prato do Dia: o receituário local no restaurante Almourol

Restaurante Almourol (Fotografia DR)
O cardápio é forte e brilhantemente baseado no receituário local e por isso é normal encontrarmos enguias fritas com açorda de coentros, que raramente conseguimos encontrar.

José Ferreira e sua mulher Manuela Subtil são desde a abertura do Almourol em 1991, mesmo em frente ao cais de Tancos, os felizes proprietários deste restaurante muito especial. O próprio castelo está ao alcance da vista, compondo o cenário idílico com que nos deparamos logo que aqui chegamos.

A chef Manuela Subtil cozinha como respira e fala, e tem a enorme habilidade de tornar acessível receituário verdadeiramente histórico. José Ferreira governa sabiamente a garrafeira, propondo harmonizações de grande acerto. O cardápio é forte e brilhantemente baseado no receituário local e por isso é normal encontrarmos enguias fritas com açorda de coentros, que raramente conseguimos encontrar. A bitola dos esguios peixes varia, assim como o tratamento culinário respectivo. Os torresmos de água, por exemplo são um prato ribeirinho muito apreciado e consistem em enguia grossa finamente cortada e frita em azeite. A molhata de enguias, espécie de ensopado, é por outro lado composta de troços de enguia integrada com batata, pimentos, tomate e pão frito. Todos delícias que provavelmente vão surpreender quem não conhece. O Almourol é por isso o ponto ideal para a iniciação às glórias ribeirinhas do nosso país.

Restaurante Almourol (Fotografia DR)

 

Fundamental provar a cataplana de bacalhau para ver como é possível a fusão de sabores dar lugar à síntese de novos sabores, integrando legumes e temperos diversos. A chef Manuela faz delícias diversas como a fritada de camarão com manga e abacaxi, proposta diferenciada de forte tropicalidade. Nas carnes, brilha sempre o bife Almourol, com arroz árabe, prato de grande efeito e prazer. Data da fundação da casa e continua a ser bastante pedido. O lombinho na frigideira com arroz de feijão é outra solução e particularmente sápida. Nas sobremesas encontramos guarida firme e sólida, O bolo de bolacha aqui é feito com crocante de amêndoa e noz e resulta muito bem. Há o regionalíssimo doce de pão, típico de Tancos, que não é demasiado doce e cativa facilmente. O gelado de natas com figo de Torres Novas é perdição feliz. Merece bem a visita esta bela casa.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida e Cais de Tancos, 2, Tancos
Telefone
249720100
Horário
Das 12h às 15h e das 19h às 21h. Fecha à terça e quarta, e segunda, quinta e domingo ao jantar.
Custo
() Preço médio: 24 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend