Pedro Carvalho é o proprietário deste restaurante único e o principal mentor do toque a reunir entre vinhateiros da região. A cozinha do Piparoza é uma roda-viva e dela saem especialidades da cozinha alentejana cozinhadas com o requinte rústico de que todos gostamos. Pode acontecer ter de partilhar a sua mesa com outras pessoas mas no fundo é exatamente o pressuposto desta grande e singela casa. Logo no início da refeição, há enchidos e queijos cortados a preceito para dar início à empreitada.
As saladas frias são de grande nível culinário, como por exemplo a salada de polvo de vinagrete e coentros, ou a de salmão com alcaparras e azeite. A de atum de escabeche é gloriosa e o acerto de temperos é uma garantia em todas as instâncias. Nas entradas quentes há pataniscas de bacalhau de perdição e empadas de galinha caseiras de encher a alma. A linguiça grelhada também sai bem e o queijo assado com orégãos repete-se sempre. Na sua época, os cogumelos em azeite e alho são delícia perante a qual ninguém se faz rogado. Até a tortilha de batata tem muitos adeptos, pois é feita de forma intuitiva e por mão sábia.

Piparoza (Fotografia: DR)
Chegamos aos pratos quentes e a diversidade instala-se ainda mais. O bacalhau à Brás é maravilhoso, cremoso e saboroso como se impõe. As migas à alentejana são genuínas, feitas no pingue da carne de porco frita e enroladas a preceito, como manda a tradição. As costeletas de borrego são finas e suculentas e podem ser grelhadas ou fritas, são sempre muito saborosas. Se tem vontade de um bom bife à portuguesa, é aqui que o deve pedir, excede todas as expectativas, com o mesmo toque especial que percorre o restante cardápio. Guarde espaço no estômago para as sobremesas, as tentações são muitas. Provei as farófias e fiquei fã, pela consistência e sabor.
A sericá – ou sericaia – é de grande nível e se puder dispense a ameixa de Elvas, que é em si mesma já outra sobremesa. Entregue-se por exemplo a uma mousse de chocolate, cai sempre bem e gosta de vinho. Isto se por acaso não tiver já feito amizade com um dos muitos produtores que povoam a casa. É experiência inesquecível. Saímos sempre com um sorriso nos lábios e com muitas histórias para contar.
Piparoza
Alcarcova de Baixo 19, Évora
Tel.: 266 709 517
Das 12h às 23h. Encerra à quinta-feira
Preço médio: 20 euros