Prato do Dia: cânone e inovação no Areia, em Paços de Ferreira

Polvo à lagareiro, no Areia (Fotografia: DR)
Ricardo Oliveira ousou autonomizar-se e assumiu o controlo do restaurante Areia há poucos anos.

Conheci-o ao longo dos vários anos em que oficiou como chefe de sala no Aidé, também em Paços de Ferreira. Está como peixe na água, apesar das responsabilidades acrescidas, e o negócio está de vento em popa. Exímio na arte de bem receber, a casa é forte em vinhos, a garrafeira está bem apetrechada em títulos da região e do resto do país.

A estrutura da ementa é muito interessante oferece um belo conjunto de petiscos. O folhado de alheira é um deles, crocância estaladiça e sabor pronunciado de alheira, servido quente. Fazem ovos rotos, a combinação feliz de ovo estrelado, cogumelos, presunto e batatas fritas que importámos de Espanha e abrilhantámos em Portugal.

Gosto muito do frango à passarinho que sai da cozinha do Areia, receita canónica, talvez possa até ir mais além, com a intensificação do piripiri, é brilhante o Camembert no forno, o nome diz praticamente tudo. Trata-se de queijo Camembert levado a assar em forma e é servido quente, com tostas ou pão ao lado. Resulta muito bem, assim como os eternos e saborosos pimentos de Padrón, um petisco de mão de que toda a gente gosta no início de uma refeição.

Faz-se aqui uma excelente massa negra com gambas e tomate seco, que mais não é que massa de tinta de choco salteada com o marisco e temperada com o tomate seco. Cromaticamente resulta muito bem e boca sabe muito bem, ligações felizes dos ingredientes entre si. Maravilhoso, feito para vencer é o polvo à lagareiro cozeduras apuradas e definidas, fusão de sabores e texturas de gabarito. Há uma belíssima alheira de caça com batatas fritas e ovo que fica na memória, assim como o lombinho de porco com migas de alheira, integração perfeita e muito sabor. A partir de lombo Angus, a casa propõe um fantástico naco grelhado, processado com precisão para evitar que a cocção seja excessiva.

Nas terminações doces da refeição, há uma excelente rabanada com nozes e mel e faz-se um genial mini-pão-de-ló com queijo serra da Estrela queremos sempre repetir. E faz-se um curioso pastel de nata com amêndoa e gelado de capuccino que vai querer levar para casa. Quando em Paços de Ferreira, nunca estamos perdidos.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Tenente Leonardo de Meireles 28, Paços de Ferreira
Telefone
223 257 349
Horário
Das 12h às 15h e das 19h às 23h. Encerra domingo
Custo
() 17 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245

 



Ler mais







Send this to friend