Prato do Dia: a comida do sul de Espanha no Mesón Andaluz

Restaurante Mesón Andaluz, na Travessa do Alecrim em Lisboa (Fotografia de Álvaro Isidoro)
Fica no enclave definido pela Travessa do Alecrim, Rua das Flores e Rua do Alecrim a casa mais antiga de Lisboa dedicada às delícias da cozinha andaluza. Falo do Mesón Andaluz.

Ilídio Almeida é o timoneiro e alma da casa, onde nos aguardam muitos prazeres. e bons momentos em cada refeição. Para começar, uma tostada catalana com presunto Juan Pedro Domecq, com quem este Mesón tem forte e exclusiva parceria.

Há sempre gaspacho andaluz, a sopa alquímica que nos mata a sede de imediato, especialmente na canícula. A casa tem uma bateria invejável de petiscos e claro que aponto sem complexos os que mais recomendo. A tortilha é de antologia, os ovos brandos no interior, o exterior seco e texturado. Os huevos rotos com presunto e trufas são os melhores que conheço em todo o universo e são um regalo grande. Este petisco é preparado com uma base de presunto, batatas fitas e trufas, e o ovo estrelado por cima. Depois à mesa rasga-se o ovo com o garfo e a faca, hidratando o prato e revelando uma nova mistura de sabores e contrastes.

No Mesón Andaluz faz-se escalope de foie gras salteado em vinho de Jerez Pedro Ximenez, que é a categoria mais doce da bebida. Combina particularmente bem e é uma delícia a que os clientes da casa se têm vindo a render, confidencia o mestre Ilídio. Venha o que vier, contudo nunca dispenso gambas al ajillo na mesa e quase sempre mando vir também puntillitas (lulinhas fritas) com molho aioli.

Restaurante Mesón Andaluz (Fotografia de Álvaro Isidoro)

Dos vários pratos principais disponíveis, destaco três, primorosamente executados nesta casa abençoada. Filete de peixe-galo sobre risoto de lima, prato quase guloso, com tonalidades cítricas de sabor que o tornam mais ligeiro. Perna de cabrito asado com batatas e pimentos de Padrón, verdadeira guloseima que vem bem quente para a mesa e quase se derrete na boca, de tenra que é. E o rabo de touro à cordobesa sobre puré de mandioca, prato típico da festa brava e que aqui é feito com carinho e amor.

Para sobremesa não faltam opções. À cabeça estão as minhas favoritas natillas com framboesas, feitas com a receita espanhola, que é bem diferente do nosso leite-creme e liga muito bem com as framboesas. As farófias caramelizadas têm muita ciência e alma e seguem a linha das nossas, o que é um ponto a favor. E o Mesón Andaluz faz uma sobremesa de prender a alma que é pão de ló com gelado de vinho do Porto. Para terminar tudo em puro prazer.

Partilhar
4
Avaliação
Partilhar
4
Avaliação
Mapa da ficha ténica
Morada
Travessa do Alecrim, 4 (Chiado), Lisboa
Telefone
214600659
Horário
Das 12h00 às 23h30. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 30 euros


GPS
Latitude : 38.70783260454572
Longitude : -9.143549470552216



Ler mais







Send this to friend