No capril da Prados de Melgaço ouve-se música clássica todo o dia. Verónica Solheiro e Marco Sousa defendem que só com animais tranquilos e felizes se consegue leite de qualidade, para fazer o melhor queijo. O casal trocou a cidade pelo regresso à terra de origem, e em 2015 fundaram a primeira queijaria da região.
Para garantir o bem-estar dos animais apostaram na produção própria, sob o princípio de tudo ser feito de maneira natural e sustentável. O que significa que, além do cuidado com a alimentação, as cabras que fornecem o leite também têm direito a música relaxante e até massagens – há escovas ao longo do capril, onde os animais se podem coçar.
A marca produz queijos de sabor forte, com cura de 15 ou 30 dias, e também queijo fresco. Ao portefólio juntam-se ainda alguns casamentos com outros produtos regionais, como o creme de barrar com presunto de Castro Laboreiro e o queijo de cura longa maturado em pasta de pimentão e vinho alvarinho, ingrediente que entra também no camembert curado. Todos são de fabrico artesanal e podem ser encontrados facilmente na região, em algumas casas especializadas no Porto e em Lisboa, mercearias gourmet e queijarias, ou, de passagem por Melgaço, fazendo uma paragem na loja de fábrica, onde também se pode fazer uma visita às cabras e ficar a conhecer melhor todo o projeto.
Prados de Melgaço
Quinta do Moinho, Lugar de Malhagrilos, Prado
Tel: 251414093
Web: pradosdemelgaco.pt
Das 8h às 13h e das 15h às 17h30. Ao sábado das 9h às 13h. Encerra ao domingo.